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Subjetividade gaúcha e o frio na música pampeana
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação ambiental
Música pampeana
Subjetividades
Cultura
Natureza

Como Citar

VIEIRA, Virgínia Tavares; HENNING, Paula Corrêa. Subjetividade gaúcha e o frio na música pampeana: um exercício à vida. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024067, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8674711. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8674711. Acesso em: 14 jan. 2025.

Resumo

O presente artigo tem como intenção problematizar a relevância da música pampeana do Rio Grande do Sul, como uma prática cultural importante na produção de subjetividades. Mostramos, a partir da análise do material, a fabricação discursiva de um Naturalismo poético-pampeano. Além disso, evidenciamos o quanto essas músicas vêm fabricando também um tipo particular de sujeito, o gaúcho. Nosso material de análise apontou um dos enunciados que sustenta tal prática discursiva – o frio do Pampa. Tal música vem nos ensinando e nos educando a travar relações com a natureza marcada por uma visão de pertencimento. Em um tempo onde não há espaço, tampouco tempo para parar, pensar, sentir, afetar e ser afetado, as articulações propostas neste estudo talvez possibilitem rachaduras nos modos de pensar a música e a Educação Ambiental como práticas potentes de um exercício à vida.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674711
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