Banner Portal
A dinâmica dos círculos de leitura na formação de leitores literários com o booktube
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Leitura
Competência literária
Cultura digital

Como Citar

PAMPLONA, Gustavo Justino; KARLO-GOMES, Geam. A dinâmica dos círculos de leitura na formação de leitores literários com o booktube. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023068, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8674755. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8674755. Acesso em: 14 jan. 2025.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as práticas de mediação dos booktubers a fim de identificar como os círculos de leitura se configuram na promoção do letramento literário em uma cultura de convergência. Assim, traz-se um recorte do aporte teórico referente aos círculos de leitura, letramento literário e paradigmas de ensino da literatura inseridos nas esferas da cultura de convergência e cibercultura. Os procedimentos metodológicos aplicados ao corpus são de ordem qualitativa, de natureza aplicada, assim como, de viés exploratório, inseridos em uma abordagem documental de análise. A amostra tomada como base para a análise foi extraída um de canal do Youtube. Observou-se que o ambiente digital, por seu caráter fluido e convergente, permite a formação de diversas comunidades de leitura com uma rica troca de experiência de leitura, mas com suas devidas adaptações. Percebeu-se que a mediação da booktuber mistura elementos de variados paradigmas do ensino de literatura. A hibridização das abordagens com o texto foi uma marca expressiva do material analisado e pode abrir caminhos para novas formas de se ler literatura.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674755
PDF

Referências

ALENCAR, José de. Iracema. 24. ed. São Paulo: Ática, 1865 [1991].

ASSIS, Machado. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Antofágica, 1881 [2019].

BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

CHARTIER, Roger. Comunidade de leitores. In: CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1999.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020a.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020b.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

COSTA, Rogério da. A cultura digital. São Paulo, Publifolha, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg. Booktubers: Performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 395 f. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6337 . Acesso em: 1 jun. 2020.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2013.

LEITE, Tatiany. Memórias póstumas de Brás Cubas (Leitura conjunta) #1. [S. L.], 19 de set. 2020. Youtube: Canal Vá Ler um Livro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5n8h-4eWUow . Acesso em: 20 nov. 2021.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. Trad. por Paulo Novaes. São Paulo: Editora 34, 1996.

LÉVY, Pierre. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. Revista FAMECOS, [S.I], v. 5, n. 9, 1998, p. 37-49. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3009 Acesso em: 20 out. 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

ROUXEL, Annie. Leitura de literatura na escola. Trad. por Neide Luzia de Rezende. In: DALVI, Maria Amélia et al. (org.). Leitura e literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 17-34. Disponível em: https://amzn.to/2Pwnv7P. Acesso em: 6 abr. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.