Resumo
O presente trabalho objetiva analisar as práticas de mediação dos booktubers a fim de identificar como os círculos de leitura se configuram na promoção do letramento literário em uma cultura de convergência. Assim, traz-se um recorte do aporte teórico referente aos círculos de leitura, letramento literário e paradigmas de ensino da literatura inseridos nas esferas da cultura de convergência e cibercultura. Os procedimentos metodológicos aplicados ao corpus são de ordem qualitativa, de natureza aplicada, assim como, de viés exploratório, inseridos em uma abordagem documental de análise. A amostra tomada como base para a análise foi extraída um de canal do Youtube. Observou-se que o ambiente digital, por seu caráter fluido e convergente, permite a formação de diversas comunidades de leitura com uma rica troca de experiência de leitura, mas com suas devidas adaptações. Percebeu-se que a mediação da booktuber mistura elementos de variados paradigmas do ensino de literatura. A hibridização das abordagens com o texto foi uma marca expressiva do material analisado e pode abrir caminhos para novas formas de se ler literatura.
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