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O que é, pois, uma tese?
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Tese
Experiência
Pesquisa na educação
Filosofia

Como Citar

FANIZZI, Caroline. O que é, pois, uma tese? sobre uma experiência de pesquisa em educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024052, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8677149. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8677149. Acesso em: 18 mar. 2025.

Resumo

A pergunta que intitula o presente ensaio – o que é, pois, uma tese? – poderia ensejar as mais distintas respostas e encaminhamentos, desde diferentes perspectivas e campos do conhecimento. Todavia, antes de vislumbrarem possíveis respostas, as reflexões aqui propostas interessam-se pelos efeitos mobilizadores que a pergunta a respeito de uma tese pode suscitar, assim como aquela formulada por Agostinho sobre o tempo: se ninguém me pergunta, eu o sei; mas se me perguntam, e quero explicar, não sei mais nada. Sob os afetos e efeitos desse questionamento, as proposições deste ensaio versam sobre alguns dos aspectos e momentos essenciais das experiências de fazer uma tese, bem como daquela mais ampla e multifacetada de tornar-se pesquisador/a. Ainda que, enquanto experiências, elas não sejam passíveis de serem transpostas ou replicadas de forma mecânica, é sempre possível partilhá-las, narrá-las a outro sujeito que nelas, por ventura, pode vir a se reconhecer. Reconhecimento, esse, do qual é possível se desdobrar, como afirma Paul Ricœur, o benefício do aprender a narrar-se de outro modo. Assim, à luz de escritos da filosofia e da psicanálise, serão examinadas no recorte dessas experiências as ideias de tempo, escrita, objeto de pesquisa, inserção em um campo de debate e, por fim, a condição de autoria.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8677149
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