Resumo
A pergunta que intitula o presente ensaio – o que é, pois, uma tese? – poderia ensejar as mais distintas respostas e encaminhamentos, desde diferentes perspectivas e campos do conhecimento. Todavia, antes de vislumbrarem possíveis respostas, as reflexões aqui propostas interessam-se pelos efeitos mobilizadores que a pergunta a respeito de uma tese pode suscitar, assim como aquela formulada por Agostinho sobre o tempo: se ninguém me pergunta, eu o sei; mas se me perguntam, e quero explicar, não sei mais nada. Sob os afetos e efeitos desse questionamento, as proposições deste ensaio versam sobre alguns dos aspectos e momentos essenciais das experiências de fazer uma tese, bem como daquela mais ampla e multifacetada de tornar-se pesquisador/a. Ainda que, enquanto experiências, elas não sejam passíveis de serem transpostas ou replicadas de forma mecânica, é sempre possível partilhá-las, narrá-las a outro sujeito que nelas, por ventura, pode vir a se reconhecer. Reconhecimento, esse, do qual é possível se desdobrar, como afirma Paul Ricœur, o benefício do aprender a narrar-se de outro modo. Assim, à luz de escritos da filosofia e da psicanálise, serão examinadas no recorte dessas experiências as ideias de tempo, escrita, objeto de pesquisa, inserção em um campo de debate e, por fim, a condição de autoria.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Tradução: Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
AGOSTINHO. Confissões. Tradução: Frederico Ozanam Pessoa de Barros. São Paulo: Edameris, 1964.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução: Roberto Raposo. 12. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Tradução: Cesar Augusto R. de Almeida, Antônio Abranches e Helena Franco Martins. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2011.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. 3ª reimp. São Paulo: Brasiliense, 2016.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. 3ª reimp. São Paulo: Brasiliense, 2016.
BENJAMIN, Walter. O Flâneur. In: BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução: José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista, 3. ed. 5ª reimp. São Paulo: Brasiliense, 2018.
BRAYNER, Flávio Henrique Albert. Clichê: notas para uma derrota do pensamento. Por uma consciência ingênua. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 557-572, 2014.
GATTI, Bernardete Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. RBPAE, v. 28, n. 1, p. 13-34, 2012.
GURSKI, Rose. Três ensaios sobre juventude e violência. São Paulo: Escuta, 2012.
KEHL, Maria Rita. O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009.
KEHL, Maria Rita. Melancolia e criação. In: FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Tradução: Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LAJONQUIÈRE, Leandro (de). De um psicanalista na educação. In: ROSADO, J.; PESSOA, M. (org.). As abelhas não fazem fofoca: estudos psicanalíticos no campo da educação. São Paulo: Instituto Langage, 2021.
LAJONQUIÈRE, Leandro (de). Sobre a irremediável educação. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 27, n. esp. 2, p. e022018, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/16717. Acesso em: 13 abr. 2024.
LAJONQUIÈRE, Leandro (de). Posfácio. In: FANIZZI, Caroline. O sofrimento docente: apenas aqueles que agem podem também sofrer. São Paulo: Editora Contexto, 2023.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [on-line], n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 13 abr. 2024.
RICŒUR, Paul. Devenir capable, être reconnu. Revue Esprit, Paris, p. 125-129, 2005.
RICŒUR, Paul. A vida: uma narrativa em busca de um narrador. In: RICŒUR, Paul. Escritos e conferências 1: em torno da psicanálise. Tradução: Edson Bini. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
RICŒUR, Paul. Identidade Narrativa. In: RICŒUR, Paul. Escritos e conferências 3: antropologia filosófica. Tradução: Lara Christina de Malimpensa. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
RICŒUR, Paul. Parcours de la reconnaissance: Trois études. Gallimard, Folio essais, 2017.
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Porto Alegre: Editora L&PM, 2009.
ROSA, João Guimarães. O espelho. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital