Banner Portal
A edição dos lugares: sobre fotografias e a política espacial das imagens
PDF

Palavras-chave

Lugar. Política. Imagem. Fotografia.

Como Citar

QUEIROZ FILHO, Antonio Carlos. A edição dos lugares: sobre fotografias e a política espacial das imagens. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 33–53, 2010. DOI: 10.20396/etd.v11i2.883. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/883. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por intuito discutir como as imagens contemporâneas criam pensamentos e ações sobre os lugares, coisas e pessoas, o que resolvemos chamar de política espacial das imagens. Estamos lidando com o argumento de que um dos meios para que isso aconteça, está no processo de “edição” dos lugares, a exemplo dos estudos feitos pelo historiador Simon Schama (1996), sobre como as fotografias e pinturas feitas sobre o Parque Nacional Yosemite, nos EUA, nos apresentam o lugar a partir de uma dada intencionalidade, a saber, a de não permitir que os vestígios ali deixados pelas pessoas que iam lá visitá-lo aparecessem, como os lixos jogados pelo chão e que serviam, muitas vezes, de alimento para os ursos. O caráter da edição nos coloca, portanto, em contato com os traços da cultura e do pensamento espacial existente, no momento da produção daquelas imagens. Esse será o centro da discussão deste artigo, composto pelos temas da fotografia, do lugar e da experiência, conjunto imbricado que nos permite entender e, ao mesmo tempo, produzir práticas e pensamentos mais próximos daquilo que a geógrafa inglesa, Doreen Massey (2008) chamou de “multiplicidade” - de que são feitos os lugares.

https://doi.org/10.20396/etd.v11i2.883
PDF

Referências

ARENDT, H. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2004.

HAESBAERT, R. “Identidades territoriais”. In: CORREA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Org.) Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro, RJ: UERJ/NEPEC, 1999.

JANELA DA ALMA. Direção de João Jardim e Walter Carvalho. Brasil, 2002.

KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2000.

LYOTARD, J.-F. O pós-moderno. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro, RJ: J. Olympio, 1993.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2008.

OLIVEIRA JUNIOR. W. M. Fotografias e conhecimentos do lugar onde se vive: notas sobre linguagem fotográfica e atlas municipais escolares. [s.n.t]. Disponivel em: http://www.scribd.com/doc/24300221/Fotografias-e-Conhecimentos-Do-Lugar-Onde-Se-

Vive Acesso em: 19 dez. 2009.

PAES, M. T. D. “Patrimônio cultural, turismo e identidades territoriais: um olhar geográfico”. In: BARTHOLO, R.; SANSOLO, D. G.; BURSZTYN, I. (Org.) Turismo de base comunitária – diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Ed. Letra e Imagem; Ministério do Turismo, 2009. p. 162-176. Disponível em: http://www.ivt-rj.net/ivt/bibli/Livro%20TBC.pdf. Acesso em: 19 dez. 2009.

SCHAMA, S. Paisagem e memória. Trad. Hildegard Feist. São Paulo, SP: Cia das Letras, 1996.

SONTAG, S. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo, SP: Cia das Letras, 2004.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.