Banner Portal
Apresentação
PDF

Palavras-chave

Apresentação - Educação

Como Citar

SOUZA, Regina Maria de. Apresentação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 15–17, 2009. DOI: 10.20396/etd.v11i1.913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/913. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Iniciando este ano de celebração, decidimos escolher uma pintora para homenagear por seu arrojo e coragem em quebrar paradigmas; trata-se de Mary Cassat, artista que aderiu ao movimento impressionista. Para lembrarmos, o impressionismo foi um movimento artístico que apostava nos efeitos da "realidade" sobre o campo da experiência do pintor, sempre subjetiva e única, atracado com suas tintas e cores diluídas em água ou composta por óleo. Sabemos que os pintores impressionistas se opunham ao academicismo e às técnicas de ensino que visavam levar o estudante de pintura à ilusão de reproduzir a realidade. Recriá-la, inventá-la a cada momento em que o pincel sofregamente atacava a tela em branco, sim! Pretender copiá-la, não!

https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.913
PDF

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.