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Longevidade e dispersão física de periódicos nacionais sobre pesquisa, ensino e educação
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Palavras-chave

Pesquisa. Ensino. Educação. Periódicos. Bibliometria.

Como Citar

SILVA, Viviane Rummler da; RUMMLER, Guido. Longevidade e dispersão física de periódicos nacionais sobre pesquisa, ensino e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 1–16, 2008. DOI: 10.20396/etd.v6i2.770. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/770. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O tempo de circulação (longevidade) e o alcance geográfico (dispersão) constituem dois dentre os aspectos relacionados com a consolidação de um periódico. Por outro lado, os primeiros cinco anos de uma revista podem ser considerados como período probatório para sua sobrevivência. Com base no Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, foram identificados 34 periódicos sobre Pesquisa, 42 sobre Ensino e 253 sobre Educação, que têm algum fascículo editado no corrente qüinqüênio. Destes, 73,5%, 31,0% e 36,4%, respectivamente, correspondem a periódicos que têm 5 ou menos anos decorridos desde sua implantação até a edição do fascículo mais recente. Dos que apresentam edições por mais de cinco anos, a mediana de vida é de 11 anos (Pesquisa), 15 anos (Ensino) e 11 anos (Educação). Cerca da metade dos títulos de cada área são encontrados em bibliotecas institucionais de 5 ou mais Estados da Federação, sendo que 5,9% (Pesquisa), 21,4% (Ensino) e 13,4% (Educação) fazem parte do acervo de bibliotecas de 10 ou mais Estados. Como resultado desse trabalho, é apresentado o perfil etário e de dispersão dos periódicos, além de sua identificação pelo título e ISSN, dados que favorecem sua localização em sistemas de busca eletrônica ou física. 

https://doi.org/10.20396/etd.v6i2.770
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Referências

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