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Questões de gênero, sexualidade e laicidade no ensino público tendo como eixo de debate a disciplina de ensino religioso em escolas de Recife
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Palavras-chave

Gênero. Sexualidade. Ensino religioso em escolas de Recife.

Como Citar

OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de; SILVA, Maria Amanda Micaely Pinheiro da. Questões de gênero, sexualidade e laicidade no ensino público tendo como eixo de debate a disciplina de ensino religioso em escolas de Recife. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 4, p. 864–886, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i4.8647418. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647418. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo, oriundo dos resultados de pesquisa de iniciação científica realizada na UFPE (2015-2016), pesquisa esta por sua vez, vinculada a projeto contemplado pelo Edital Universal do CNPq (chamada nº 14/2013), tem como objetivo analisar as falas de gestores, docentes da disciplina de Ensino Religioso (ER) e representantes das secretarias de educação municipal e estadual da cidade de Recife sobre questões de gênero e sexualidade, entrecruzando esse debate à relação laicização e religião. Assim buscou-se compreender como são construídos discursivamente significados em torno das temáticas mencionadas, destacando o lugar que mulheres sexualmente marginalizadas como lésbicas, bissexuais e transexuais ocupam dentro das cosmologias religiosas trabalhadas no espaço curricular dessa disciplina. A análise do material, feita a partir de concepções teóricas de gênero e sexualidade pós-estruturalistas e de um exame metodológico apoiado na Análise de Discurso (AD) francesa, revelou a presença de um discurso hegemônico que invisibiliza conteúdos sobre gênero e sexualidade nas aulas de ER, reforçando posturas estigmatizantes, muito preocupantes, sobretudo nos dias atuais em que essas discussões correm o risco de não serem mais trabalhadas nas escolas públicas, devido, entre outros fatores, a posições de grupos religiosos, especialmente os de vertente pentecostal e neopentecostal.  

https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8647418
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