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Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?
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Palavras-chave

Justiça. Direitos humanos. Escola justa. Mediação. Violência.

Como Citar

SCHILLING, Flávia Inês. Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 325–342, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8650506. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650506. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Apresentaremos alguns resultados da pesquisa Justiça, direitos humanos e violência: a escola justa e as práticas da justiça restaurativa, no marco do projeto Justiça e Educação, uma política pública da SEE/São Paulo, que propõe, entre outras medidas, a formação de professores mediadores e a justiça restaurativa nas escolas. Realizamos um estudo da política, uma revisão bibliográfica e aplicamos questionários e entrevistas com professoras(es) mediadoras(es). As perguntas sobre o que seria o "justo" foram: uma escola com as relações escolares judicializadas seria uma escola mais justa? A formalização das práticas de justiça leva a mais justiça? O professor justo é aquele que recebeu o título de professor mediador? Os resultados nos mostram os dilemas de uma política hesitante e o difícil lugar que estes professores ocupam nas escolas.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506
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