Banner Portal
A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de Várzea Paulista: criando a possibilidade do novo
PDF

Palavras-chave

Ensino fundamental de 9 anos. Currículo. Avaliação. Proposta pedagógica.

Como Citar

SOUZA, Alvina do Carmo da Silva; BONAMIGO, Celisa Carrara; MACHADO, Cristiane; BRITO, Leonice de. A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de Várzea Paulista: criando a possibilidade do novo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, p. 332–346, 2009. DOI: 10.20396/etd.v9i0.1065. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1065. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse texto é descrever o processo de implantação do ensino fundamental de 9 anos na rede municipal de Várzea Paulista – SP e tecer algumas considerações analíticas sobre essa política educacional. Relata a criação do grupo de trabalho que sistematizou a proposta pedagógica para o trabalho com as crianças de 6 anos no ensino fundamental e os conceitos de sistema e identidade que fundamentaram as discussões sobre a construção do currículo na rede municipal. Como análise da proposta ressaltamos algumas conseqüências empíricas e operacionais do processo de implantação e também as resistências que perpassaram os debates e as ações propostas. 

https://doi.org/10.20396/etd.v9i0.1065
PDF

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BEAUCHAMP, J. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília, Ministério da Educação: FNDE, Estação Gráfica, 2007.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 1a ed. São Paulo : Duas Cidades, Editora 34, 2002.

BRANDÃO, Z., BAETA, A., ROCHA, A. Evasão e repetência no Brasil: a escola em questão. Rio de Janeiro: Achiamé, 1983.

FRANCO, M. Qualidade de ensino: velho tema, novo enfoque. INEP/MEC, Série Documental: Relatos de Pesquisa, Brasília, n. 17, maio de 1994.

GENTILI, P.; SILVA, T. (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

LEAL, T., ALBUQUERQUE, E. e MORAIS, A. Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão. In: BEAUCHAMP, J. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília, Ministério da Educação: FNDE, Estação Gráfica, 2007.

LUCKESI, C. Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica. Idéias 15, São Paulo: FDE, 1992.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 7° edição, São Paulo: Cortez,1998.

LUCKESI, C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio 12, Porto Alegre, 2000.

MACHADO, C. Avaliar as escolas estaduais para quê – uma análise do uso dos resultados do SARESP 2000. 2003. Tese de (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2003.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante - cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2a ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

SANTARÉM, M., CRUZ, M. Avaliação formativa na educação infantil. Pedago Brasil, Pedagogia e psicopedagogia. Disponível em: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/avaliaçãoformativa.htm. Acesso em 2008.

SAVIANI, D. Educação brasileira. Estrutura e sistema. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SILVA, T. O currículo como fetiche: a política e a poética do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOUSA, C. (Org.). Avaliação do rendimento escolar. 6a edição. Campinas: Papirus, 1997.

VASCONCELLOS, C. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança. São Paulo: Libertad, 1998.

VIANNA, H. Avaliação: considerações teóricas e posicionamentos. In: Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 16, jul./dez. 1997.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.