Banner Portal
Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
PDF

Palavras-chave

Ensino de história. Livro didático. Índio. Identidade. Estereótipos. Brasil.

Como Citar

RIBEIRO, Renilson Rosa. Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 102–115, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i2.820. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/820. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Na construção das primeiras imagens sobre os mais diversos temas históricos é impossível ignorar o papel desempenhado pela tríade escola, livro didático e professor. Embora saibamos, por exemplo, que a mídia, por meio de filmes, novelas, séries e documentários, influencie nas interpretações das pessoas sobre os conteúdos históricos, a História ensinada nos tempos escolares continua a assumir destaque na formação da idéia de história presente na mente da maioria da população. Neste sentido, o presente artigo procura analisar as representações dos povos indígenas produzidas pela Coleção História & Vida, de autoria de Nelson e Claudino Pilleti, adotada pelos alunos do ensino fundamental durante os anos 1980 e 1990 no Brasil. Nosso objetivo é perceber a presença de certas tipologias, padrões e este-reótipos na constituição da narrativa da história e identidade dos índios no discurso didático. 

https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.820
PDF

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria F. (org.). O saber histórico na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1998. 175p.

FERRO, Marc. Falsificações da História. Lisboa: Europa-América, s/d. 280p.

ONSECA, Selva G. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 1993. 169p.

FRANCO, Maria L. P. B. 1982. O livro didático de história no Brasil: a versão fabricada. São Paulo, Global. 105p.

FUNARI, Pedro Paulo A. e NOELLI, Francisco. Pré-história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2002. 110p.

GRUPIONI, Luis D. B. (org.). 1998. A temática indígena na escola. Novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. São Paulo: Editora Global; Brasília: MEC/UNESCO, 1998.

HANSEN, João A. Sem F, sem L, sem R: cronistas, jesuítas & índios no século XVI. Cadernos CEDES – A conquista da América. Campinas, n. 30, pp. 45-55, 1993.

JESUS, Nauk Maria; CEREZER, Osvaldo M.; RIBEIRO, Renilson R. (orgs.). 2007. Ensino de História: trajetórias em movimento. Cáceres: Editora da UNEMAT, 2007. 120p.

KARNAL, Leandro. 1998. Memória infinita para glória de Deus: os jesuítas e a construção da memória. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, vol. 135, pp. 77-88, 1998.

MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. 218p. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

NADAI, Elza. 1993. O ensino de História: trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol. 13, n. 25/26, pp. 143-62, 1993.

RIBEIRO, Renilson Rosa. Colônia(s) de Identidade(s): Discursos sobre a raça nos manuais escolares de História do Brasil. 2004. 421p. Dissertação (Mestrado em História Cultural) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

ROCHA, Everardo P. G. Testemunha ocular: Textos de Antropologia Social do Cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984. 133p.

SILVA, Aracy L. da (org.). A questão indígena na sala de aula. Subsídios para professores de 1º e 2º graus. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 253p.

SIMAN, L. M. C.; FONSECA, T. N. L. (Org.). Inaugurando a história e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 184p.

SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA. (20: 1999: Florianópolis) História: Fronteiras. v.1. São Paulo: FFLCH/USP, 1999. 845p.

TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo, Martins Fontes, 1996. 258p. Cáceres/MT, fevereiro de 2008.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.