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Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
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Palavras-chave

Intelectuais. Universidade. Ensino.

Como Citar

DIAS JUNIOR, Antonio Carlos. Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 673–695, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8639482. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo discute a temática dos intelectuais e sua relação com a sociedade a partir do locus privilegiado em que atuam: a universidade. No âmbito da disciplina de licenciatura oferecida pela Unicamp, Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - EL 142 (sob minha responsabilidade no primeiro semestre de 2015) e tendo em vista a inquietação inicial acima citada, foi proposto como tema para o curso a reflexão sobre a formação das universidades modernas e, conjuntamente, a atuação do intelectual em seus quadros. Problematizou-se, com efeito, a função ou o papel que os intelectuais exercem nos dias atuais e a validade do status conferido a estes sujeitos como intérpretes privilegiados da realidade. O diálogo com a bibliografia específica sugerida para a disciplina, a percepção dos estudantes em relação à temática proposta – obtida através das discussões em sala e pela avaliação do curso, bem como minha própria autoanálise reflexiva da experiência no decorrer do semestre, configuram as balizas nas quais o artigo se assenta.
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8639482
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