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O percurso político-legislativo do programa “Escola sem partido” em Campo Grande, MS
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Palavras-chave

Política educacional. Poder legislativo. Programa “Escola sem Partido” no município de Campo Grande. Lei da mordaça. Movimentos sociais.

Como Citar

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. O percurso político-legislativo do programa “Escola sem partido” em Campo Grande, MS. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, p. 217–235, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i0.8647432. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647432. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O trabalho analisa o percurso político-legislativo no município de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, do Programa do Movimento “Escola sem Partido”. Em Campo Grande, o Programa do Movimento “Escola sem Partido” foi aprovado por meio da Lei n. 8.242/2016. Procedeu-se à revisão bibliográfica e trabalhou-se com a legislação educacional da esfera federal e municipal e com material produzido pela imprensa e pelo movimento social. A aprovação da Lei n. 8.242/2016, cabe ressaltar, deu-se em regime de Urgência Especial pela Câmara Municipal. O fato provocou alto grau de mobilização social, tanto pela rejeição à Lei, quanto pela sua legitimidade. O processo jurídico-legal, por ora, encontra-se suspenso, porque a Lei n. 8.242/2016 foi vetada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal. Tal desfecho, contudo, não significa que o Programa do Movimento “Escola sem Partido” não esteja sendo disputado na correlação de forças sociais no município.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647432
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