Banner Portal
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
PDF

Palavras-chave

Sala de aula invertida. Ensino híbrido. Metodologias ativas de aprendizagem

Como Citar

SCHMITZ, Elieser Xisto da Silva; REIS, Susana Cristina dos. Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 153–175, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i1.8648110. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a abordagem da sala de aula invertida e os saberes e fazeres de docentes da universidade, mediante a disponibilização de material didático instrucional. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-quantitativa, descreve o grau de familiaridade com a temática e as necessidades de formação identificadas pelos participantes, que ocorreu por meio da aplicação de Teste Conceitual (TC) e de questionário. Os resultados apontam compreensão dos conceitos apresentados, identificação de aspectos de inversão da sala de aula de forma parcial nas práticas docentes, embora a estratégia não fosse conhecida pela maioria. Além disso, o levantamento de necessidades identificou interesse por formação na área de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Para aplicação da sala de aula invertida, os métodos que despertaram maior interesse foram o Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) e o Peer Intruction (Instrução por Pares). Já em termos de tecnologias, houve destaque para a lousa digital interativa e para softwares de edição de áudio/vídeo e de captura de tela.

https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648110
PDF

Referências

ANDRADE, Hugo Sica de; LOBATO, Luanna Lopes. Uma discussão sobre métodos sistemáticos para revisão de trabalhos científicos em engenharia de software. In: ENCONTRONACIONAL DE COMPUTAÇÃO, 8., 2010, Catalão/GO. Anais...Goiânia, GO: UFG, 2010.

ARAUJO, Ives Solano; MAZUR, Eric. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC: 2013. v. 30, n. 2, p. 362-384.

BARBOSA, Fernando Pires et al. Planejamento de TI em universidades: relato dos primeiros dois anos de trabalho com PDTI e práticas de Gestão de Serviços. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DAS IFES, 8., 2014, Brasília/DF. Anais... Brasília, DF: Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, PT: Edições 70, 1977.

BACICH, Lilian.; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso, 2015.

BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, Marcos Tarciso. (Org.). Docência na Universidade. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 57-76.

BERGMANN, Jon; OVERMYER, Jerry; WILIE, Brett. The flipped class: what it is and what it is not. The Daily Riff, [S.l.], Jul. 9, 2013.

BERGMANN, Jon.; SAMS, Aaron. Flip your classroom: reach every student in every class every day. [S.l]: ISTE; ASDC, 2012.

BERGMANN, Jon; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.

CARVALHO, Helena; MCCANDLESS, Margarite. Implementing the flipped classroom. Revista Hupe, Rio de Janeiro, RJ: out./dez. 2014. v. 13, n. 4, p. 39-45.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Traduzido por Fundação Lemann e Instituto Península. [S.l.: s.n.], 2013.

CROUCH, Catherine H.; MAZUR, Eric. Peer instruction: ten years of experience and results. American Journal of Physics, Melville, v. 69, n. 9, p. 970-977, 2001.

DANKER, Brenda. Using flipped classroom approach to explore deep learning in large classrooms. The IAFOR Journal of Education, Nagoya, 2015. v. 3, n. 1, p. 171-186.

FLIPPED Classroom Field Guide [Internet]. [S.I.: s.n], [201-]. Disponível em: https://goo.gl/ypnrXD. Acesso em: 13 dez. 2015.

FLIPPED LEARNING NETWORK. Definition of flipped learning [Internet]. South Bend, IN: Flipped Learning, 2014. Disponível em: https://goo.gl/wa5tmo. Acesso em: 20 out. 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LAGE, Maureen J.; PLATT, Glenn J.; TREGLIA, Michael. Inverting the classroom: a gateway to creating an inclusive learning environments. Journal of Economic Education, Bloomington, 2000. v. 31, n. 1, p. 30-43.

LOPES, Áurea. O jeito de aprender já mudou: falta mudar o jeito de ensinar. In: BIT SOCIAL. 7º Anuário ARede 2015-2016: boas práticas de tecnologias na educação. São Paulo, SP: Laser Press, 2015. p. 6-7.

MALLMANN, Elena Maria. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais. 2008. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC: 2008.

MARGULIEUX, Lauren; MAJERICH, David; MCCRACKEN, Mike. C21U’s guide to flipping your classroom. Atlanta: Georgia Institute of Technology, 2013.

MASETTO, Marcos Tarciso. (Org.). Docência na universidade. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

MAZUR, Eric; WATKINS, Jessica. Using JiTT with peer instruction. In: SIMKINS, Scott; MAIER, Mark. Just-in-time teaching: across the disciplines, and across the academy. Sterling: Stylus Publishing, 2009. p. 39-62.

MIRANDA, Luísa Augusta Vara. Educação online: interacções e estilos de aprendizagem de alunos do ensino superior numa plataforma web. 2005. 382 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Minho. Braga, PT: 2005.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, António Sampaio da. Vidas de professores. Porto, PT: Porto Editora, 1995. p. 111-118.

MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; TORRES-MORALES, Ofelia Elisa. (Orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2015. (Mídias Contemporâneas, v. 2). p. 15-33.

MOROSINI, Marília Costa. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, Marília Costa. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília, DF: Plano Editora, 2000. p. 11-20.

NOVAK, Gregor M. et al. Just-in-time teaching: blending active learning with web technology. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.

NÓVOA, António Sampaio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António Sampaio. (Org.). Vidas de professores. Porto, PT: Porto Editora, 1995. p. 11-30.

O’FLAHERTY, Jacqueline; PHILLIPS, Craig. The use of flipped classrooms in higher education: a scoping review. The Internet and Higher Education, New York, n. 25, p. 85-95, apr. 2015.

OLIVEIRA, Vagner; VEIT, Eliane Angela; ARAUJO, Ives Solano. Relato de experiência com os métodos de ensino sob medida (just-in-time teaching) e instrução pelos colegas (peer instruction) para o ensino de tópicos de eletromagnetismo no nível médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC: 2015. v. 32, n. 1, p. 180-206, abr.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

PRADO, Ana. Entendendo o aluno do século 21 e como ensinar a essa nova geração. São Paulo, SP: Geekie, 2015.

PRENSKY, Marc. Changing paradigms: from “being taugh” to “learning in your own with guidance”. Educational Technology, [S.l], p. 1-3, 2007.

RAMAL, Andrea. Sala de aula invertida: a educação do futuro. G1 Educação, Rio de Janeiro, RJ. 28 abr. 2015. Disponível em: https://goo.gl/ojv4Ca. Acesso em: 25 out. 2015.

RODRIGUES, Carlos Eduardo Serrina de Lima. Habilidades socioemocionais: a OCDE e seu projeto de governança educacional global. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis, SC: UFSC, 2015. Disponível em: https://goo.gl/RY1KmG. Acesso em: 24 out. 2015.

SAMS, Aaron. The flipped class: shedding light on the confusion, critique, and hype. The Daily Riff, nov. 11, 2011.

SCHMITZ, Elieser Xisto da Silva Schmitz. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016. 185 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, PR: 2014. n. 4, p. 79-97.

TEIXEIRA, G. P. Flipped classroom: um contributo para a aprendizagem da lírica camoniana. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Sistemas de E-Learning) –Universidade Nova Lisboa. Lisboa, PT: 2013.

VASCONCELOS, Maria Lúcia Marcondes Carvalho. Contribuindo para a formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, Marcos Tarciso. Docência na universidade. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 77-93.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.