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Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso
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Palavras-chave

Tecnologia. Necessidades especiais. Inclusão digital.

Como Citar

BARROS JÚNIOR, Cilair Barboza de; SILVA, Fernanda Grillo; SILVA, Verônica Pereira da; CARELLI, Flávio Campos; OSÓRIO, Tito Livio Gomes; GENESTRA, Marcelo; NASCIMENTO, Flávia de Carvalho. Tecnologia da informação voltada para portadores de necessidades especiais: relato de caso. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 170–191, 2010. DOI: 10.20396/etd.v8i1.1115. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1115. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este estudo enfoca como a informática pode auxiliar portadores de necessidades especiais que possuem dificuldades de aprendizado e raciocínio, visto que a tecnologia da informação quando utilizada de forma planejada e bem estruturada permite maior absorção de conceitos e crescimento cultural, devido à gama de informações que proporciona. Este crescimento visa compreender a formação de todos os tipos de deficientes, sejam eles visuais, mentais, auditivos, paraplégicos, etc. Para portadores de necessidades especiais esta realidade se torna ainda mais importante, pois não serão excluídos da sociedade, que hoje vive essa nova era da informação e globalização, onde a tecnologia muda a cada instante. Por meio de um enfoque integrado da visão sistêmica, o presente estudo buscou compreender o projeto do Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiências / SMAC (CAPD), procurando analisar como a tecnologia de informação pode transformar a vida sociocultural destes indivíduos. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, que permitiram a avaliação das fases do desenvolvimento e as mudanças na realidade dos envolvidos. Foram identificados os fatores que comprovam a viabilidade e a eficiência das tecnologias quando inseridas na rotina dos deficientes e seus familiares. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1115
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