Banner Portal
Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum
PDF

Palavras-chave

Editorial.

Como Citar

DIAS JUNIOR, Antonio Carlos. Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 298–300, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8652123. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652123. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Alexis de Tocqueville enxergava, em meados do século XIX, a igualdade como a corrente irresistível que assolaria todas as sociedades modernas, libertando-as das antigas hierarquias aristocráticas. Em sua ótica liberal-individualista (embora ele mesmo tenha sido um aristocrata) que mirava os Estados Unidos e via naquela sociedade em particular a apoteose do associativismo igualitário, a diferenciação se daria entre as sociedades democráticas e livres ou democráticas e despóticas. Na escolha do regime político recairia a diferenciação e o tipo de sociedade a que se almeja, visto que a igualdade de condições como processo paulatino seria inescapável. A ideia democrática, no vocabulário tocquevilliano, aparece como sinônimo de igualdade de condições de saída (oportunidades) e livre associativismo, e serviria de esteio para as diversas tradições liberais que o sucederiam.

https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8652123
PDF

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.