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Educação e trabalho: é possível uma leitura marxista sobre os discursos e práticas educacionais no campo?
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Palavras-chave

Educação e trabalho. Pedagogia socialista. Práticas educacionais do campo. Materialismo histórico dialético

Como Citar

LIMA, Elianeide Nascimento; BEZERRA NETO, Luiz. Educação e trabalho: é possível uma leitura marxista sobre os discursos e práticas educacionais no campo?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 295–308, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639911. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639911. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente texto resulta de reflexões e discussões em torno das bases filosóficas e políticas presentes e inspiradoras dos discursos, práticas e propostas educacionais para o campo. O pano de fundo que sustenta as reflexões aqui apresentadas é constituído pela discussão sobre os fundamentos de uma pedagogia socialista, articulado às categorias educação, trabalho e movimento social. Assim, discute-se se é possível uma leitura marxista sobre os discursos e práticas educacionais no campo como possibilidade de uma pedagogia socialista a partir das experiências implementadas no seio da revolução russa de 1917 que é resgatada como forma de oferecer subsídios à discussão em torno de propostas alternativas de educação do campo, no Brasil. No texto, discutimos a necessidade de se revitalizar a discussão em torno dessas práticas a partir de questões fundamentais e necessárias que remetem aos ideais originais do socialismo. Ao final discutimos a tendência ao ecletismo teórico e metodológico assumido pelo “movimento por uma educação do campo”, bem como a concepção pragmática da realidade, que se encontra nas propostas educacionais vigentes e a necessidade de revisitar os postulados das pedagogias socialistas iniciais como forma de identificar a pauta necessária que deverá compor a agenda de qualquer forma de educação popular.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639911
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