Banner Portal
Dermeval Saviani – compromisso e luta por uma pedagogia para além do capital
PDF

Palavras-chave

Dermeval Saviani. Educação emancipadora. Pedagogia histórico-crítica

Como Citar

BATISTA, Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. Dermeval Saviani – compromisso e luta por uma pedagogia para além do capital. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 391–402, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640211. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Neste texto, discorreremos sobre a importância de Dermeval Saviani como intelectual de considerável envergadura teórica e de ação política na luta por uma educação para além da lógica do capital. Trata-se de um autor comprometido com a educação emancipadora, respondendo de forma dialética ao debate hodierno entre aqueles que desconsideram a educação escolar como espaço de luta, entendendo-a como um aparelho ideológico a serviço da ordem capitalista, e aqueles que, apesar de afirmarem defendê-la, apresentam propostas pedagógicas que impossibilitam uma formação omnilateral que possa servir de instrumento na superação da ordem capitalista. Saviani consolidou-se como um intelectual imprescindível para o pensamento pedagógico, social e político, sobretudo na virada do século XX, mantendo-se pertinente diante dos debates político-pedagógicos da atual etapa histórica, marcada ainda pelos efeitos da ofensiva neoliberal e a emergência do pensamento “pós-moderno”. Como pensador engajado, esteve à frente de muitas lutas pela organização dos profissionais da educação, participando ativamente da criação de importantes organizações científicas e de luta dos educadores, como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), criada em 1977, tendo sido seu primeiro presidente. Em 1986, Saviani reuniu diversos educadores brasileiros por meio da criação do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), do qual é atualmente coordenador geral. Tendo como principal contribuição teórica a pedagogia histórico-crítica, a pretensão maior do HISTEDBR é a articulação da pesquisa séria em educação às lutas mais gerais pela transformação da sociedade. Em setembro de 1999, foi fundada a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), tendo sido Saviani seu primeiro presidente. Sua contribuição é de tal relevância que ousamos dizer que não se compreende a filosofia da educação, a história da educação, a sociologia da educação, a política educacional e a estrutura do ensino no Brasil, básico ou superior, sem o estudo comprometido com as obras deste pensador.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640211
PDF

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8a ed. São Paulo: Cortez; Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2002.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. 7a reimpressão, São Paulo: Boitempo, 2005.

BATISTA, Eraldo L.; LIMA, Marcos R.. A pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica transformadora: da consciência filosófica a pratica revolucionária. In. Pedagogia histórico-critica: desafios e perspectivas para uma prática transformadora. Campinas: Autores Associados, 2012.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas-SP: Autores Associados, 2003.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a Escola de Vigotski. 4a ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

DUARTE, Newton & SAVIANI, Dermeval (orgs.) Pedagogia histórico-critica e luta de classes na educação escolar. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. (Vol. 1). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006a.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 4a ed. (vol. 2). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006b.

MARTINS, Ligia Marcia. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. In: MARSIGLIA, Ana Carolina G. Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas, Autores Associados, 2011.

MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo: Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez, 1991.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 10a ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41. Ed Campinas, Autores Associados, 2009a.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18a ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2009b.

WOOD, Ellen M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. 1a reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2006.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.