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Memória social, educação e socialização de gênero: marcos a partir de um grupo de mulheres rurais
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Palavras-chave

Psicologia Social. Gênero. Memória Social

Como Citar

FERRARINI, Pâmela Pítágoras Freitas Lima; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. Memória social, educação e socialização de gênero: marcos a partir de um grupo de mulheres rurais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 51–74, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i57.8640403. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640403. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

È objetivo deste trabalho analisar a memória social, sob uma perspectiva de gênero, de dez mães trabalhadoras rurais, com idade entre 20 e 74 anos, de um município baiano. A técnica utilizada para coleta de dados foi a de grupos focais, que consiste em realizar encontros que favoreçam a interação grupal ao se discutir uma temática específica. Pode-se observar que as referências ao passado vivido é evocado por essas mulheres para falar das preocupações atuais com a educação de seus filhos, resgatando como referência comparativa o acesso precário a escola em suas infâncias, com a garantia de educação de suas proles. Entretanto, essas mulheres evocam, a partir de uma leitura de socialização de gênero, que a educação recebida em suas casas foi de qualidade, apesar no não acesso a uma educação formal e lamentam terem dificuldade em educar seus filhos com os parâmetros de outrora.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640403
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