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As primeiras experiências do movimento da matemática moderna no colégio de São Bento do Rio de Janeiro
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Palavras-chave

Movimento da Matemática Moderna. Colégio de São Bento. George Papy

Como Citar

DASSIE, Bruno Alves; COSTA, Letícia Maria Ferreira da; CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de. As primeiras experiências do movimento da matemática moderna no colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 363–383, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640566. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640566. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, o Colégio de São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática a desenvolvida por George Papy. Notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas. A análise dessa experiência é feita sobretudo a partir de um considerável acervo escolar datado da década de 1970. Descrevem-se os conteúdos abordados pelo colégio, bem como a análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades e justificativas apresentadas pelo introdutor de Papy no colégio, Dom Ireneu Penna.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640566
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