Resumo
Objetivamos neste trabalho debater a questão do “aprender a aprender” presente tanto nos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, quanto no Relatório Jacques Delors, publicado pela UNESCO e que tem colaborado para o esvaziamento dos currículos escolares, trazendo como alternativa para esta situação a Pedagogia Histórico - Crítica. Após revisão bibliográfica, podemos afirmar ser este um caminho para a revalorização dos conteúdos escolares e da escola, enquanto espaço para a apreensão dos conhecimentos historicamente construídos.
Referências
BRASIL. Casa Civil. Lei 11.274 de 06 de fevereiro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm Acesso em: 21 jan. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf Acesso em: 05 maio 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em 21 jan. 2015.
DELORS, Jacques (Org). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/Brasília: MEC: UNESC, 1998. Disponível em: http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf Acesso em 21 jan. 2015.
DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. n. 18. Rio de Janeiro, set./ dez. 2001. pp. 35-40. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a04.pdf Acesso em 21 jan. 2015.
MARTINS, Lígia Márcia. Os fundamentos psicológicos da Pedagogia Histórico- Crítica e os fundamentos pedagógicos da Psicologia Histórico- Cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, pp. 130- 143, dez. 2013. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9705 Acesso em 01 out. 2014.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. 112p. (Coleção educação contemporânea) “Edição Comemorativa”.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. 137p. (Coleção Educação Contemporânea).
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.