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O Colégio Marista no contexto da urbanização de Cascavel, Paraná (1962-1989).
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Palavras-chave

História da Educação. Instituições Escolares. Colégio Marista de Cascavel

Como Citar

ANDRADE, Francielle Aparecida Garuti de; TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. O Colégio Marista no contexto da urbanização de Cascavel, Paraná (1962-1989). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 157–181, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8644732. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644732. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa situa-se no campo da História e Historiografia das Instituições Educacionais e tem como objetivo reconstituir a história e a memória da implantação do Colégio Marista de Cascavel, fundado no ano de 1962, no contexto da migração para o oeste paranaense e da urbanização do município de Cascavel. Trata-se de uma pesquisa histórica e documental, sua realização se deu por meio da análise de documentos que descrevem a trajetória da instituição, bem como suas atividades e sua relevância no cenário educacional de Cascavel. As atividades educacionais do Colégio tiveram início em 24 de março de 1962, com a chegada dos Irmãos Carlos Leone, Hermenegildo Alzola e Norberto José. A reconstituição da história do Colégio Marista de Cascavel contribui para explicitar as características da educação escolar ofertada na década de 1960 na região, bem como trouxe à tona as políticas educacionais brasileiras do período e as particularidades da modalidade de ensino técnico-profissional. A pesquisa permitiu constatar que a educação oferecida pela instituição foi relevante para a formação da elite pioneira local, nesse sentido, ela acabou contribuindo para a estratificação social. 

https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644732
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Referências

FONTES PRIMÁRIAS

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