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Escolas multisseriadas rurais no Estado do Tocantins e pedagogia histórico-crítica: aproximações
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Palavras-chave

Pedagogia Histórico-Crítica. Prática pedagógica. Escola multisseriada rural.

Como Citar

NUNES, Klívia de Cássia Silva; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. Escolas multisseriadas rurais no Estado do Tocantins e pedagogia histórico-crítica: aproximações. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 258–275, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i1.8645922. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645922. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho aborda as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas de 08 povoados rurais do município de Tocantinópolis/TO a partir da perspectiva dos docentes. Tomamos como referência de análise a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) tendo como fio condutor o seguinte questionamento: como os professores se posicionam diante das práticas pedagógicas que desenvolvem nas escolas multisseriadas rurais? Os dados aqui apresentados foram coletados no decorrer de um projeto de extensão integrado a pesquisa sobre o ensino em salas multisseriadas para o qual optou-se pela realização da pesquisa teórica e de campo. O resultado, ainda que provisório, proporcionou uma visão geral sobre a prática dos professores das escolas multisseriadas rurais no município estudado, que em suas falas demonstraram receber pouca orientação e subsídios sobre didática que facilitem trabalhar nestas escolas. Constatou-se também que há necessidade de adotar uma visão mais crítica na formação dos filhos dos trabalhadores do campo, de forma que compreendam a situação de dominação atual e, vemos na Pedagogia Histórico Crítica um referencial teórico-prático que possibilita desenvolver esse tipo de formação que vai além do trabalho escolar, preparando o indivíduo para sua inserção social pautada em conteúdos sólidos.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645922
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