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Preservação da história da educação na região Oeste do Paraná
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Palavras-chave

História da educação
Oeste Paranaense
Instituições educacionais
Arquivos

Como Citar

ANDRADE, Rodrigo Pinto de; TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; ANDRADE, Francielle Aparecida Garuti de. Preservação da história da educação na região Oeste do Paraná: arquivos, fontes e instituições educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019017, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8651989. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651989. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto analisa a importância dos arquivos regionais, nomeadamente os escolares, para a preservação da história da educação na região oeste do Paraná. Os acervos escolares constituem-se em espaços privilegiados que servem para albergar documentos que contribuem para a preservação da memória histórica, são, portanto, importantes repositórios de fontes manuscritas, escritas e iconográficas que contribuem decisivamente para o avanço da pesquisa sobre a trajetória histórica das instituições escolares regionais e auxiliam na reconstituição e preservação da História da Educação brasileira. Nas últimas décadas, ampliou-se a discussão sobre a conservação das fontes para o conhecimento do patrimônio cultural e histórico, todavia, os pesquisadores ainda encontram dificuldades, especialmente relacionadas ao acesso e à conservação dos documentos. No caso do oeste paranaense, embora se trate de uma região de colonização recente - década de 1940 -, quando comparada ao restante do estado do Paraná, são poucos os arquivos que acondicionam documentos e fontes históricas para preservação da memória coletiva. Nesse contexto, os acervos das instituições educativas exercem importante papel no processo de catalogação e acondicionamento de fontes documentais para pesquisa sobre a História da Educação regional. Neste texto, listamos os principais arquivos públicos e privados que podem auxiliar o trabalho dos investigadores que optarem pela realização de pesquisas que incidem sobre o campo temático da história das instituições educacionais e da História da Educação regional.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8651989
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