A revista O Ensino (Paraná, 1922-1924)

possibilidades interpretativas da história da educação por meio da imprensa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660008

Palavras-chave:

História da educação, Imprensa, Formação de professores, Fontes, Paraná

Resumo

Este artigo tem como temática a imprensa pedagógica como fonte de pesquisa. Centramos nossa atenção por meio da seguinte investigação: Quais são as possibilidades que a imprensa pedagógica como fonte nos permite pesquisar a fim de elaborarmos possíveis interpretações da história da educação? Objetivamos investigar a revista O Ensino (PARANÁ, 1922-1924). Trata-se de uma publicação oficial da inspetoria geral do ensino no Paraná. A pesquisa situa-se no campo da história e historiografia da educação e corrobora os esforços empreendidos pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental baseado no materialismo histórico. Como resultados, evidenciamos a revista como um meio de comunicação utilizado pelo governo para direcionar a prática dos professores e para solucionar os problemas que impediam o avanço e desenvolvimento do capital. Dentre as temáticas predominantes, destacamos os métodos de ensino, saúde e higiene, nacionalização e história pátria/cívica, ensino moral, trabalho e progresso.

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Biografia do Autor

José Ricardo Skolmovski da Silva, Universidade Paranaense

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor da Universidade Paranaense.

Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual de Maringá.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

SILVA, J. R. S. da; SCHELBAUER, A. R.; MACHADO, M. C. G. A revista O Ensino (Paraná, 1922-1924): possibilidades interpretativas da história da educação por meio da imprensa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8660008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660008. Acesso em: 29 nov. 2022.

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