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Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930)
Créditos da imagem: Pixabay
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Palavras-chave

Jardim de infância
Fotografia como fonte
História da educação

Como Citar

ECAR, Ariadne Lopes; FRANCHINI, Fernanda; RABELO, Rafaela Silva. Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022056, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8663410. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8663410. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Estamos acostumados com a circulação de imagens por meio de livros, revistas e internet (em blogs e perfis nas redes sociais) que servem para mostrar, divulgar e pôr em debate práticas desenvolvidas em sala de aula. Isso significa que o ato de fotografar se expandiu e que a câmera fotográfica (em especial, a do celular) se constitui como um objeto comum no interior das instituições de ensino. Na primeira metade do século XX, a fotografia era também uma forma de registro das práticas de professores como no caso de Alice Meirelles Reis, no Jardim de Infância anexo à Escola Caetano de Campos. Com atenção aos contextos históricos, influências teóricas e experiências vivenciadas pela professora, analisamos algumas de suas fotografias levantando possíveis sentidos dados ao cotidiano em um espaço que era considerado como referência na renovação dos métodos de ensino. Este trabalho fundamenta-se no conceito de práticas de Michel de Certeau (2007), tendo em vista a abordagem do consumo cultural e os modos de fazer docente de Alice Meirelles Reis.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663410
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Referências

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