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Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Créditos da imagem: Pixabay
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Palavras-chave

Educação básica
Ensino fundamental
Ensino de história
Anos iniciais

Como Citar

ASSIS, Gabriela Aparecida de; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano; NODA, Marisa. Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022015, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8666523. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666523. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo apresentar as possibilidades do ensino de História para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. (PHC). A metodologia adotada para esta pesquisa foi a própria PHC, teoria da educação elaborada por Dermeval Saviani no final dos anos de 1970, que se fundamenta no materialismo histórico-dialético e visa, através da apropriação do conhecimento historicamente acumulado e sistematizado pelos homens e mulheres a partir da prática social, a emancipação dos indivíduos. Para que haja essa relação com o ensino de História, é preciso considerar que ainda são muitos os desafios que perpassam esse ensino nos Anos Iniciais. O recorte deste artigo aborda justamente esses desafios e a importância do ensino de História já nos primeiros anos de escolarização. Concluiu-se que o ensino de História em uma perspectiva crítica possibilita o fortalecimento da noção de pertencimento e coletividade para a construção de uma sociedade democrática. Ensinar História para crianças tornou-se uma necessidade, mais do que um conteúdo a mais no currículo, pois essa disciplina prepara as crianças para agirem em sociedade como sujeitos, estimula a pensar a realidade de forma autônoma e crítica, ativa a reflexão e a ação sobre a prática social de forma sistematizada e consciente.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666523
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