Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo apresentar as possibilidades do ensino de História para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. (PHC). A metodologia adotada para esta pesquisa foi a própria PHC, teoria da educação elaborada por Dermeval Saviani no final dos anos de 1970, que se fundamenta no materialismo histórico-dialético e visa, através da apropriação do conhecimento historicamente acumulado e sistematizado pelos homens e mulheres a partir da prática social, a emancipação dos indivíduos. Para que haja essa relação com o ensino de História, é preciso considerar que ainda são muitos os desafios que perpassam esse ensino nos Anos Iniciais. O recorte deste artigo aborda justamente esses desafios e a importância do ensino de História já nos primeiros anos de escolarização. Concluiu-se que o ensino de História em uma perspectiva crítica possibilita o fortalecimento da noção de pertencimento e coletividade para a construção de uma sociedade democrática. Ensinar História para crianças tornou-se uma necessidade, mais do que um conteúdo a mais no currículo, pois essa disciplina prepara as crianças para agirem em sociedade como sujeitos, estimula a pensar a realidade de forma autônoma e crítica, ativa a reflexão e a ação sobre a prática social de forma sistematizada e consciente.
Referências
ASSIS, G. A. de Práticas Pedagógicas de Aprendizagem Histórica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: contribuições da Pedagogia Histórico-crítica. 2021. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus Jacarezinho, Jacarezinho, 2021a. Disponível em: https://bityli.com/bidwR. Acesso em: 30 jan. 2022.
ASSIS, G. A. de. “Se essa rua fosse minha”: plano de trabalho docente-discente sobre a História Local na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica. Produção Técnica Educacional. 50 p. (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus Jacarezinho, Jacarezinho, 2021b.Disponível em: https://bityli.com/bidwR. Acesso em: 30 jan. 2022.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental [...]).
BRASIL. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://bityli.com/ROoVqR. Acesso em: 30 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Básica. Coleção explorando o ensino: história, ensino fundamental. Coordenadora Margarida Maria Dias de Oliveira. Brasília, DF: MEC, 2010.
CARVALHO, J. P. F. O ensino de história na escola da infância e o desafio da formação do pensamento histórico nos anos iniciais do ensino fundamental ou, dialogando com a dúvida do Joãozinho: é geografia ou história, professora? In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH, 22., 2014, Santos. Anais [...]. Santos: ANPUH, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3u6Aq23. Acesso em: 27 maio 2021.
DAMAZIO, R. M. A. A história local como objeto de ensino nos anos iniciais: o caso brasileiro. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: EDUCERE, 2015. p. 4247-4262.
FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993.
FREITAS, I. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de história (anos iniciais). São Cristóvão: Editora UFS, 2010.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 6 ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
GLEZER, R. Estudos sociais: um problema contínuo. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 3, p. 117-149, mar. 1982. Disponível em: https://bit.ly/3rZDAlk. Acesso em: 25 maio 2021.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
OLIVEIRA, S. R. F. Os tempos que a história tem. In: OLIVEIRA, M. M. D. (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 35-58. (Coleção Explorando o Ensino).
SAVIANI, D. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia. v. 11, n. 21/22, p. 127-140, jan/jun e jul/dez. 1997. Disponível em: https://bityli.com/ZEBKQQ. Acesso em: 30 jan. 2022.
SAVIANI, D. et al. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
SAVIANI, D. Pedagogia histórico‐crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SILVA, K. G. A. C. História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem. 2014. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2014. Disponível em: https://bityli.com/eDcym Acesso em: 30 jan. 2022.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista HISTEDBR On-line