Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666523

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino fundamental, Ensino de história, Anos iniciais

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo apresentar as possibilidades do ensino de História para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. (PHC). A metodologia adotada para esta pesquisa foi a própria PHC, teoria da educação elaborada por Dermeval Saviani no final dos anos de 1970, que se fundamenta no materialismo histórico-dialético e visa, através da apropriação do conhecimento historicamente acumulado e sistematizado pelos homens e mulheres a partir da prática social, a emancipação dos indivíduos. Para que haja essa relação com o ensino de História, é preciso considerar que ainda são muitos os desafios que perpassam esse ensino nos Anos Iniciais. O recorte deste artigo aborda justamente esses desafios e a importância do ensino de História já nos primeiros anos de escolarização. Concluiu-se que o ensino de História em uma perspectiva crítica possibilita o fortalecimento da noção de pertencimento e coletividade para a construção de uma sociedade democrática. Ensinar História para crianças tornou-se uma necessidade, mais do que um conteúdo a mais no currículo, pois essa disciplina prepara as crianças para agirem em sociedade como sujeitos, estimula a pensar a realidade de forma autônoma e crítica, ativa a reflexão e a ação sobre a prática social de forma sistematizada e consciente.

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Biografia do Autor

Gabriela Aparecida de Assis, Colégio Universitário Maranata

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Universitário Maranata.

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho.

Marisa Noda, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

ASSIS, G. A. de; RUCKSTADTER, V. C. M.; NODA, M. Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022015, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8666523. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666523. Acesso em: 27 set. 2022.