Banner Portal
Memórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974)
Créditos da imagem: Pixabay
PDF

Palavras-chave

Dança
Educação
História
Brasília
Escola - Parque

Como Citar

ROCHA, Laryssa Mota Guimarães; FREITAS, Tayanne da Costa; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Memórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022049, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8667713. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667713. Acesso em: 2 dez. 2024.

Resumo

As escolas-parque configuraram a principal referência no modelo de educação idealizado para Brasília. Sua concepção foi marcada por uma arquitetura e um currículo diferenciados, englobando atividades artísticas, corporais e recreativas, essenciais para a formação do homem moderno, idealizado para a nova capital. Esse trabalho tem por objetivo caracterizar as práticas de dança da Escola-Parque 307/308 Sul, no período de 1960 a 1974. A pesquisa pautou-se pela perspectiva da narrativa histórica, que permitiu o diálogo entre as fontes produzidas como documentos, fotografias e entrevistas. Por intermédio das mesmas, caracterizamos a dança na Escola-Parque 307/308 Sul em três principais dimensões, ou seja, apresentações de dança no teatro, apresentações de dança em atividades festivas e aulas de dança na Escola-Parque 307/308 Sul. Concluiu-se que a dança esteve presente em eventos comemorativos, bem como no cotidiano das aulas ministradas. Além disso, identificou-se que a Escola-Parque 307/308 Sul representou um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades culturais para a cidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667713
PDF

Referências

BAÍA, A. C.; BONIFÁCIO, I. M.; MORENO, A. Tratado prático de gymnastica sueca de L. G. Kumlien: itinerários de um manual no Brasil (1895-1933). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 19, set. 2019. Disponível em: https://bityli.com/nPRhWABdP. Acesso em: 25 abr. 2020.

BAQUI, M. Conversas candangas: bailarina Norma Lilia Biavati relembra trajetória. Correio Braziliense: diversão e arte, 19 maio 2020. Disponível emhttps://bityli.com/NNZMzYPyt. Acesso em: 29 jul. 2020.

BARCELLOS, V. Q. Unidade de vizinhança: origem, desenvolvimento e introdução no Brasil. 1995. Trabalho de Conclusão de Disciplina (Urbanismo Modernista) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 12 ago. 1971. p. 6377.

CEBALLOS, V. G. “E a história se fez cidade...”: a construção histórica e historiográfica de Brasília. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: https://bityli.com/voDIesFwu. Acesso em: 1 dez. 2022.

CERTEAU, M. de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

COSTA, L. Relatório do plano-pilôto de Brasília. Módulo - Revista de Arquitetura e Artes Plásticas, Rio de Janeiro, Ano 3, n. 8, jul. 1957.

DEWEY, J. Democracia e educação. Tradução Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959.

DISTRITO FEDERAL (Estado). Atos do Poder Executivo. Decreto nº 24.861, de 4 de agosto de 2002. 04/08/2004. Dispõe sobre o tombamento da Escola Parque 307/308 Sul e sua área de tutela e dá outras providências. Diário Oficial do Distrito Federal nº 149, p. 6, col. 2, Brasília, DF, 05 ago. 2004. Disponível em: https://bityli.com/CsieviFyu. Acesso em: 1 dez. 2022.

DISTRITO FEDERAL (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Conselho de Educação do Distrito Federal. Resolução nº1, de 4 de janeiro de 1974. Dispõe sobre o sistema de ensino do Distrito Federal, com base na Lei nº5692 de 11/08/1971. Diário Oficial do Distrito Federal nº 91, seção 1, 2 e 3, Brasília, DF, 19 jun. 1974.

ESCOLA-PARQUE 307/308 SUL. 1960-1972. 1 álbum (226 fotografias), p&b, color.

FALCON, F. J. C. História cultural: uma visão sobre a sociedade e a cultura. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

FERNANDES, E.; CAMARGO, P. E. B. A organização do trabalho didático na proposta da escola parque de Anísio Teixeira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 55–76, 2017. Disponível em: https://bityli.com/lHgMmOEgR. Acesso em: 11 nov. 2021.

FERREIRA, M. M.; GOROVITZ, M. A invenção da superquadra. 2. ed. Brasília: IPHAN, 2020.

FREITAS, S. M. Prefácio. In: THOMPSON. P. A voz do passado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREITAS, T. C. A criança e a escola: práticas corporais em tempos e espaços institucionalizados. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2015. Disponível em: https://bityli.com/TFEzcMrB. Acesso em: 1 dez. 2022.

FREITAS, T. C.; WIGGERS, I. D. Escolas-parque de Brasília: diálogos com a produção acadêmica. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. 1-21, jan./dez. 2020. Disponível em: https://bityli.com/WOzKLlNmh. Acesso em: 1 dez. 2022.

GARIBA, C. M. S.; FRANZONI, A. Dança escolar: uma possibilidade na educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 155-171, maio/ago. 2007. Disponível em: https://bityli.com/VfuUeMfrI. Acesso em: 1 dez. 2022.

GIFFONI, M. A. C. Danças da Ásia, África e Oceania. São Paulo: Nobel: Conselho Estadual de Cultura, 1974.

GIFFONI, M. A. C. Danças folclóricas brasileiras e suas aplicações educativas. São Paulo: Melhoramentos, 1964.

GIFFONI, M. A. C. Danças tradicionais das Américas. São Paulo: Melhoramentos, 1960.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHA). Superintendência do Iphan no Distrito Federal. Superquadra de Brasília: preservando um lugar de viver. Brasília, DF: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2015.

LE GOFF, J. A história nova. Tradução Eduardo Brandão. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LÉVI-STRAUSS, C. Longe do Brasil. Entrevista com Véronique Mortaigne, tradução de Jorge Vilela. São Paulo: UNESP, 2011. p. 29-30.

LISSOVSKY, M. Sob o signo do “clic”: fotografia e história em Walter Benjamin. In: FELDMAN-BLANCO, B.; LEITE, M. L. M. (org.). Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas, SP: Papirus, 1998.

MALLMANN, M. L. C.; BARRETO, S. J. A dança e seus efeitos no desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança. Instituto Catarinense de Pós Graduação. 2010. Disponível em: https://bityli.com/aFYdhvHci. Acesso em: 7 nov. 2022.

MARQUES, I. A. Dançando na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MAZZO, J. Z.; ROLIM, L. H. Os clubes esportivos e sua participação na semana da pátria em Porto Alegre: desfiles e competições cívico educativas (1930/1940). Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 67-83, jul./dez. 2007. Disponível em: https://bityli.com/GdWZCjgh. Acesso em: 1 dez. 2022.

NANNI, D. Dança Educação. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

PORTUGAL, M. C. et al. Educação integral e educação do corpo na obra de Anísio Teixeira. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 527-542, maio/ago. 2015. Disponível em: https://bityli.com/KjxLwDmHi. Acesso em: 1 dez. 2022.

REZENDE, A. M. Concepção fenomenológica de educação. São Paulo: Cortez, 1990. v. 38.

RIZZI, A. Dança na escola parque para crianças de 4ª série do ensino fundamental. 2011. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Física) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

ROCHA, D. D. R.; REZER, R. Estética, formação inicial e dança: um olhar para a formação de professores de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4., p. 865-876, out./dez. 2015. Disponível em: https://bityli.com/jyKPLMKhu. Acesso em: 1 dez. 2022.

ROCHA, L. M. G. Uma história da dança em escolas de Brasília: memórias da escola-parque do período de 1960 a 1974. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://bityli.com/lqXCKelYg. Acesso em: 1 dez. 2022.

ROCHA, L. M. G.; WIGGERS, I. D.; FREITAS, T. C. A educação do corpo e a dança no sistema de ensino de Brasília: uma interpretação histórica sobre a intencionalidade de Anísio Teixeira. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 2, p. 45-51, maio 2020.

RÜSEN, J. Narrativa histórica: fundamentos, tipo e razão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (org.). Jorn Rüsen e o ensino da história. Curitiba: UFPR, 2010. p. 93-108.

SOARES, A. et al. A improvisação e dança. Florianópolis: UFSC (Imprensa Universitária), 1998.

SOUZA, L. A. V. et al. A Escola-Parque em Brasília. Brasília: SEC/FEDF, [1975?]. Disponível em: https://bityli.com/FdlJMuRdo. Acesso em: 2 set. 2021.

TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Educação física escolar e ditadura militar no Brasil (1968-1984): entre a adesão e a resistência. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 2, p. 9-20, jan. 2004. Disponível em: https://bityli.com/IQRVqNESG. Acesso em: 1 dez. 2022.

TEIXEIRA, A. Plano de construções escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 35, n. 81, p. 195-199, 1961. Disponível em: https://bityli.com/jWchbDXBI. Acesso em: 1 dez. 2022.

TREVISAN, P. R. T. C. Criatividade motora na dança esportiva e na ginástica rítmica: percepção subjetiva de técnicos e árbitros. 2016. 195 f. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2016. Disponível em: https://bityli.com/CojaWPldg. Acesso em: 2 out. 2021.

VASCONCELOS, R. L. S. S.; WIGGERS, I. D. A arte nas escolas-parque de Brasília: concepções do trabalho pedagógico. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 101, n. 259, p. 547-566, set./dez. 2020a. Disponível em: https://bityli.com/hmqXDkWlD. Acesso em: 11 nov. 2021.

VASCONCELOS, R. L. S. S.; WIGGERS, I. D. Traçados da arte-educação nas escolas-parque de Brasília: Escrevendo uma história na Capital. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 1, p. 53-59, mar. 2020b.

WIGGERS, I. D. Educação física escolar em Brasília, na década de 1960. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 137-157, jan./ mar. 2011. Disponível em: https://bityli.com/YqzIlYxYcm. Acesso em: 1 dez. 2022.

WIGGERS, I. D; MARQUES, I. R.; FRAZZI, M. Z. Escola Parque de Brasília: um olhar sobre a educação do corpo. In: PEREIRA, E. W. et al. (Org.). Nas asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956-1964). Brasília: UnB. 2011. p. 253-275.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista HISTEDBR On-line

Downloads

Não há dados estatísticos.