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Memórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974)
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Palavras-chave

Dança
Educação
História
Brasília
Escola - Parque

Como Citar

ROCHA, Laryssa Mota Guimarães; FREITAS, Tayanne da Costa; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Memórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022049, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8667713. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667713. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As escolas-parque configuraram a principal referência no modelo de educação idealizado para Brasília. Sua concepção foi marcada por uma arquitetura e um currículo diferenciados, englobando atividades artísticas, corporais e recreativas, essenciais para a formação do homem moderno, idealizado para a nova capital. Esse trabalho tem por objetivo caracterizar as práticas de dança da Escola-Parque 307/308 Sul, no período de 1960 a 1974. A pesquisa pautou-se pela perspectiva da narrativa histórica, que permitiu o diálogo entre as fontes produzidas como documentos, fotografias e entrevistas. Por intermédio das mesmas, caracterizamos a dança na Escola-Parque 307/308 Sul em três principais dimensões, ou seja, apresentações de dança no teatro, apresentações de dança em atividades festivas e aulas de dança na Escola-Parque 307/308 Sul. Concluiu-se que a dança esteve presente em eventos comemorativos, bem como no cotidiano das aulas ministradas. Além disso, identificou-se que a Escola-Parque 307/308 Sul representou um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades culturais para a cidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667713
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