Banner Portal
Banco Mundial
Créditos da imagem: Pixabay
PDF

Palavras-chave

Capital humano
Competências socioemocionais
Educação e COVID-19
Políticas públicas

Como Citar

IIJIMA, Mayara Haruka Watanabe; GONÇALVES, Amanda Melchiotti; GUERRA, Dhyovana; ZANARDINI, Isaura Monica Souza. Banco Mundial: pandemia de Covid-19 e educação no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022055, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8667948. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667948. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca das perspectivas e orientações para a educação anunciadas por meio do Banco Mundial no contexto da pandemia de COVID-19 e procura responder à questão: em quais pressupostos se baseiam as proposições do Banco Mundial para a educação diante do contexto de pandemia de COVID-19? As considerações aqui apresentadas resultam de uma pesquisa bibliográfica e documental cuja abordagem é qualitativa. Para a análise foram selecionados dois relatórios do Banco Mundial que tratam sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na formação de capital humano e sobre a formulação de Políticas Públicas considerando o atual período de crise sanitária. Os relatórios são: COVID-19 No Brasil: Impactos e Respostas de Políticas Públicas (2020) e Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças (2021).  As reflexões, mesmo diante de uma crise sanitária, apontam para a continuidade das proposições da década de 1990, sobre o alívio da pobreza e no qual a educação deve ser a promotora de qualificação, de formação de capital humano flexível para a economia globalmente dependente.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667948
PDF

Referências

BANCO MUNDIAL. Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças. Washington, DC: BM, 2021.

BANCO MUNDIAL. Conhecimento e inovação para a competitividade. Banco Mundial; tradução: Confederação Nacional da Indústria. Brasília: CNI, 2008.

BANCO MUNDIAL. COVID-19 no Brasil: impactos e respostas de políticas públicas. Washington, DC: BM, 2020.

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial 1990. Washington, DC: BM, 1990.

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial 1997: o Estado num mundo em transformação. Indicadores selecionados do desenvolvimento mundial. Banco Mundial. Washington, DC: BM, 1997.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 109, de 16 de março de 2021. Altera os arts. 29-A, 37, 49, 84, 163, 165, 167, 168 e 169 da Constituição Federal e os arts. 101 e 109 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; acrescenta à Constituição Federal os arts. 164-A, 167-A, 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G; revoga dispositivos do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e institui regras transitórias sobre redução de benefícios tributários; desvincula parcialmente o superávit financeiro de fundos públicos; e suspende condicionalidades para realização de despesas com concessão de auxílio emergencial residual para enfrentar as consequências sociais e econômicas da pandemia da Covid-19. Emenda Constitucional nº 109: Brasília: Congresso Nacional, ano 2021, n. 50, p. 4-4, 2021a. Disponível em: https://bityli.com/prIc8. Acesso em: 10 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da república. 2005. Disponível em: https://bityli.com/bZPxIhqYk Acesso em: 20 dez. 2021

BRASIL. Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020. Altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. Disponível em: https://bityli.com/TjtVE. Acesso em: 13 dez. 2022.

BRASIL. Medida Provisória nº 1.075, de 6 de dezembro de 2021. Altera a Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e a Lei nº 11.128, de 28 de junho de 2005, para dispor sobre o Programa Universidade para Todos. Brasília, DF: Presidência da república. 2021b. Disponível em: https://bityli.com/WLI9y.Acesso em: 20 dez. 2021

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico 52. Especial: doença pelo coronavírus COVID-19. 2021c.

CANAN, S. R. Influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais: Só há Intervenção quando há consentimento? Campinas, SP: Mercado das letras, 2016.

CESÁRIO, L. Mudanças no Prouni ampliam desigualdades no acesso a universidades, avaliam especialistas. Entrevistado: Nelson Cardoso Amaral. Jornal O Povo. Disponível em: https://bityli.com/kO1BI. Acesso em: 10 dez. 2021.

EVANGELISTA, O.; TRICHES, J. Professor: a profissão que pode mudar um país? In: EVANGELISTA, O. (org.). O que revelam os slogans na política educacional. 1. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014.

FIGUEIREDO, I. M. Z. A centralidade em educação e em saúde básicas: a estratégia político-ideológica da globalização. Pro-Posições, p. 173-187, 2008. Disponível em: https://bityli.com/SpcFe. Acesso em: 13 dez. 2021.

FILGUEIRAS, L. Padrão de reprodução do capital e capitalismo dependente no brasil atual. Caderno C R H, Salvador, v. 31, n. 84, p. 519-534, set./dez. 2018. Disponível em: https://bityli.com/FPOc2. Acesso em: 13 dez. 2021.

FONSECA, M. O Banco Mundial e a educação brasileira: uma experiência de cooperação internacional. In: OLIVEIRA, R. P. (org.). Política educacional: impasses e alternativas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998. p. 85-121

HARVEY, D. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

LEHER, R. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para “alívio” da pobreza. 1998. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. Perspectiva, Florianópolis, p. 279-301, 2005. Disponível em: https://bityli.com/mwmQv. Acesso em: 13 dez. 2021.

PEREIRA, J. M. M. A agenda educacional do Banco Mundial em tempos de ajuste e pandemia. Educação e Pesquisa, v. 47, 2021. Disponível em: https://bityli.com/pedjT. Acesso em: 13 dez. 2021.

PEREIRA, J. M. M. A atuação do Banco Mundial ameniza ou piora o impacto da pandemia global? Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 12, 2020. Disponível em: https://bityli.com/eEUAD. Acesso em: 13 dez. 2021.

PEREIRA, J. M. M. Dimensões da história do Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 2, 2018. Disponível em: https://bityli.com/ROBfU. Acesso em: 13 dez. 2021.

PEREIRA, R. S.; SILVA, M. A. Estado capitalista brasileiro e organismos internacionais: continuidades e aprofundamentos das reformas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 18, n. 2, p. 523-544, abr./jun. 2018. Disponível em: https://bityli.com/ldtka. Acesso em: 13 dez. 2021.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SHIROMA, E. O.; ZANARDINI, J. B. Avaliação na educação básica no Brasil: políticas e contradições. In: BATISTA, E. L.; ZANARDINI, I. M. S (Org.). Políticas educacionais: desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2019. p. 117-132.

SILVA, M. A. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

SOARES S. C.; ROESLER, M. R. V. B. A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia. Revista Quero Saber, v. 1, n. 2, 2020. Disponível em: https://bityli.com/r7vNx. Acesso em: 13 dez. 2021.

TEIXEIRA, F. J. S. Globalization, ideology and the class conflict. Estudos de Sociologia, Araraquara, n. 12, p. p. 61-94, 2002. Disponível em: https://bityli.com/bsMdt. Acesso em: 13 dez. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista HISTEDBR On-line

Downloads

Não há dados estatísticos.