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Palavras-chave

Capital humano
Competências socioemocionais
Educação e COVID-19
Políticas públicas

Como Citar

IIJIMA, Mayara Haruka Watanabe; GONÇALVES, Amanda Melchiotti; GUERRA, Dhyovana; ZANARDINI, Isaura Monica Souza. Banco Mundial: pandemia de Covid-19 e educação no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022055, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8667948. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667948. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca das perspectivas e orientações para a educação anunciadas por meio do Banco Mundial no contexto da pandemia de COVID-19 e procura responder à questão: em quais pressupostos se baseiam as proposições do Banco Mundial para a educação diante do contexto de pandemia de COVID-19? As considerações aqui apresentadas resultam de uma pesquisa bibliográfica e documental cuja abordagem é qualitativa. Para a análise foram selecionados dois relatórios do Banco Mundial que tratam sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na formação de capital humano e sobre a formulação de Políticas Públicas considerando o atual período de crise sanitária. Os relatórios são: COVID-19 No Brasil: Impactos e Respostas de Políticas Públicas (2020) e Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças (2021).  As reflexões, mesmo diante de uma crise sanitária, apontam para a continuidade das proposições da década de 1990, sobre o alívio da pobreza e no qual a educação deve ser a promotora de qualificação, de formação de capital humano flexível para a economia globalmente dependente.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667948
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Referências

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