Resumo
A Revista Histedbr On-line publicou em 2024 seu volume 24, totalizando 54 artigos e 3 resenhas. Como tem sido a tônica do periódico, tendo como foco e escopo a Educação, entendida como historicamente condicionada, as temáticas dos manuscritos são diversas, respeitando-se o viés teórico-metodológico das autorias. Tivemos a colaboração de mais de cinquenta Instituições tanto brasileiras quanto estrangeiras. Das organizações internacionais, contamos com artigos oriundos Universidade Rovuma (Moçambique), Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Universidad Autónoma de Madri (Espanha) e Universidad Incca (Colômbia). Frisa-se a presença que tem sido constante de artigos assinados por profissionais da Educação Básica, resultado das pesquisas por eles desenvolvidas, evidenciando o movimento da base dos/as trabalhadores/as da educação no sentido de analisar o trabalho pedagógico cientificamente, a fim de dar respostas fundamentadas à realidade educacional atual. Destaca-se que esse movimento se dá num contexto em que a profissão e a formação docente está no centro das políticas educacionais, em que o Estado tem assumido a função de “educador”. Certamente, os textos publicados podem suscitar debates e proposições no que se refere à condição e formação humana na contemporaneidade e, esperemos, se compreenda melhor a conjuntura atual em que atuam os/as profissionais da educação e pesquisadores/as, a fim de, coletivamente, responder aos desafios postos.
Referências
ANDES-SN – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Greve Docente Federal 2024. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/greve-docente-federal-20241. Acessado em 30/12/2024.
Freitas, Helena Lopes Costa de. Retrocesso na formação inicial: homologada as DCNs de 2024. Blog Formação de professores, 2024. Disponível em: https://formacaoprofessor.com/. Acessado em 30/12/2024.
Freitas, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/xm7bSyCfyKm64zWGNbdy4Gx/?format=pdf&lang=pt. Acessado em 30/12/2024.
HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/. Acessado em 30/12/2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista HISTEDBR On-line