Banner Portal
v. 17 n. 3 (2017): jul./set. [73]
jul./set. [73]

Editorial

José Claudinei Lombardi, Régis Henrique dos Reis Silva
708-713
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651189
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651189

Artigos

Justino Magalhães
714-731
Rito escolar – perspectiva histórico-pedagógica
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650916
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650916
Marisa Bittar, Amarilio Ferreira Junior
732-765
A última reforma da educação Soviética
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650923
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650923
Paula Lorena Cavalcante Albano da Cruz, Maria Inês Sucupira Stamatto
766-781
Análise das disciplinas para a formação do cidadão republicano: o caso do Grupo Escolar Barão de Mipibu – RN (1909-1920)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645841
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645841
Sandra Luciana Dalmagro
782-810
História da escola no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645847
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645847
Luiz Bezerra Neto, Junior Cesar Luna
811-826
Análise das bases filosóficas dos pressupostos teóricos presentes nas propostas do movimento “por uma educação do campo”
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650925
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650925
Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa
827-841
Estética, marxismo e educação: um diálogo necessário à contemporaneidade
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645852
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645852
Mara Regina Martins Jacomeli, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori Gonçalves
842-860
Educação integral do homem e a política educacional brasileira: limites e contradições
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651015
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651015
Leonardo José Pinho Coimbra, Ana Paula Ribeiro de Sousa
861-885
A educação escolar e a formação humana em tempos de neoliberalismo: reflexões sobre a formação do professor
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8645853
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8645853
Fabiana de Cássia Rodrigues, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
886-905
Apontamentos sobre educação e trabalho no Brasil contemporâneo: aspectos da contrarreforma educacional
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650990
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650990
Ivone Rodrigues dos Santos, Régis Henrique dos Reis Silva
906-924
Crítica às políticas de (con)formação docente em educação especial/inclusiva no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650918
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650918
Marcos Roberto Lima, Jeferson Anibal Gonzalez, José Claudinei Lombardi
925-939
A gestão empresarial da rede estadual de educação de São Paulo: o papel da tríade ideológica eficiência, produtividade e neutralidade
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650924
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650924
Larissa Quachio Costa
940-967
O lema “aprender a aprender” no ensino de literatura: precisas implicações no processo de formação humana
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8645880
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8645880
Mário José Puhl, Alexandre José Krul
968-981
A possibilidade democrática das políticas educacionais
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645425
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645425
Janice Raquel Sança Gomes, Manoel Nelito Matheus Nascimento
982-1004
O instituto universitário de educação e os desafios da universitarização no contexto das reformas educacionais em Cabo Verde
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651016
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651016

Resenha

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, William Robson Cazavechia
1005-1010
Nós ainda amamos o capital?
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650293
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650293
Lalo Watanabe Minto
1011-1014
Intelectuais no mundo capes: heteronomia, razão mercantil e perda de sentido
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650643
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650643