Banner Portal
v. 18 n. 1 (2018): jan./mar. [75]
jan./mar. [75]

Editorial

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Régis Henrique dos Reis Silva, Fabiana de Cássia Rodrigues, Mara Regina Martins Jacomeli
1-4
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8652388
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8652388

Artigos

Jaime Caiceo Escudero
5-16
Democracia e educação de John Dewey presente no problema nacional de Darío Salas: a propósito do centenário de ambas as obras
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651792
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651792
Gustavo Borges Sousa, Luciana Beatriz Oliveira Bar Carvalho, Carlos Henrique de Carvalho
17-28
A leitura no Brasil Colônia e suas (inter)relações com a contemporaneidade
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651614
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651614
Giseli Cristina do Vale Gatti, Décio Gatti Júnior
29-42
As representações na imprensa de práticas cívico-patrióticas em instituições escolares de Minas Gerais (Brasil) na primeira metade do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651600
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651600
Amanda Sousa Galvíncio, Maíra Lewtchuk Espindola, Jean Carlo de Carvalho Costa
43-69
A universidade popular na Parahyba do Norte: reflexões sobre o direito das mulheres
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651670
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651670
Sandra Elaine Aires de Abreu, Wenceslau Gonçalves Neto
70-89
A avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar DR. Brasil Caiado em Anápolis/GO (1926-1929)
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651607
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651607
Vívia de Melo Silva
90-106
Um marco no ensino secundário do estado da Paraíba: o Colégio Estadual de Campina Grande (1948-1953)
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651647
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651647
Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia Silva Nunes, Larissa Meira Vasconcelos
107-122
Lições de um amigo: cartas de Drummond a Zila Mamede
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651679
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651679
Leandro Sartori Gonçalves, Carlos Alberto Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão
123-140
A U.R.S.S., a educação e a cultura: relatos de viagem de intelectuais brasileiros
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645886
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645886
Gilberto Estevam, José Carlos Souza Araújo
141-158
Gênese do Serviço Nacional do Comércio (Senac) em Uberaba, MG, em 1960: contextos e institucionalização
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651623
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651623
Maria Elizete Guimarães Carvalho, Rogério de Araújo Lima
159-183
A informação a serviço da repressão nas universidades: assessoria de segurança e informações da UFRN (ASI/UFRN) – nos rastros do relatório final da comissão da verdade
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651655
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651655
Nadia Bigarella, Regina Tereza Cestari de Oliveira
184-211
A trajetória histórica do conselho estadual de educação de Mato Grosso do Sul: organização, composição e representatividade
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645890
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645890
Amanda Vanessa Pereira Assunção, Catarina de Almeida Santos, Danielle Xabrega Pamplona Nogueira
212-233
Política de cotas raciais na UnB: um estudo sobre o acesso de negros na universidade durante o período 2004 a 2012
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645867
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645867
Antonia Costa Andrade, Carlos Lucena, Ilma Andrade Barleta
234-257
A precarização do trabalho, o REUNI e o novo desenvolvimentismo
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645868
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645868
Klívia de Cássia Silva Nunes, Maria Cristina dos Santos Bezerra
258-275
Escolas multisseriadas rurais no Estado do Tocantins e pedagogia histórico-crítica: aproximações
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645922
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645922

Resenha

Patrícia Weiduschadt, Renata Brião de Castro
276-280
A contribuição dos italianos para a educação e a cultura brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8650277
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8650277
José Edimar de Souza
281-285
Um modo de traduzir figuras do passado: cadernos de um professor catarinense
https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8648888
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8648888