Banner Portal
v. 9 n. 35: set. 2009
set. 2009

Editorial

Maria Cristina Gomes Machado, Analete Regina Schelbauer
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639609
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639609

Artigos

Jaime Caiceo Escudero
3-18
Estado, iglesia y sistema educativo durante la república en Chile
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639610
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639610
Karl M. Lorenz
19-28
School hygiene and eugenics: the role of physical education in regenerating the “brazilian race”
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639611
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639611
Adalgisa Silva Rodrigues, Ednéia Regina Rossi
29-47
Educação de jovens e adultos: memórias do grupo escolar noturno Visconde de Nácar em Maringá (1947-1958)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639612
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639612
Carlos Herold Junior
48-58
Os usos da categoria trabalho na educação física
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639613
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639613
Carlos Roberto Jamil Cury
59-75
Uma lei de reforma universitária e seus itinerários
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639614
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639614
Dominique Michèle Perioto Guhur, Irizelda Martins de Souza e Silva
76-95
As políticas socias neoliberais no quadro da mundialização do capital: um “movimento em busca dos anéis sacrificados no passado para salvar os dedos”
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639615
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639615
Eliane Mimesse
96-107
A prática pedagógica dos professores de história no uso dos livros didáticos
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639616
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639616
Hamilcar Silveira Dantas Junior
108-125
A "esportivização" da escola na sociedade do espetáculo: o caso dos jogos da primavera em Sergipe (1964-1995)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639617
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639617
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
126-140
A influência do UNICEF e da UNESCO na educação infantil brasileira contemporânea
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639618
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639618
Maria Betânia e Silva, Ana Maria de Oliveira Galvão
141-159
Concepções de arte na educação
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639619
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639619
Rodrigo Augusto de Souza, Telma Adriana Pacífico Martineli
160-172
Considerações históricas sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639620
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639620
Angela Maria Souza Martins
173-182
Breves reflexões sobre as primeiras escolas normais no contexto educacional brasileiro, no século XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639621
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639621
Maria Isabel Moura Nascimento
Reconstrução histórica das instituições escolares públicas do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639623
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639623
José Luís Sanfelice
183-200
História e historiografia de instituições escolares
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639622
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639622
Robson Luiz de França, Fabiane Santana Previtalli, Carlos Lucena
201-219
Trabalho e educação: a formação do trabalhador no contexto das crises cíclicas do capitalismo monopolista
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639624
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639624
Analete Regina Schelbauer
220-229
Trabalho didático e escolarização primária: fontes para a história da educação no final do império
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639625
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639625
Gilberto Luiz Alves
230-249
Manuais didáticos de história do Brasil no Colégio Pedro II: do império às primeiras décadas da república
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639626
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639626
Jose Carlos Souza Araujo
250-271
O trabalho didático do professor no Brasil dos anos de 1920: a aula em foco
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639627
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639627

Documento

Analete Regina Schelbauer
272-277
Notas para a história das instituições escolares: “relatório sobre a marcha e estado da escola primária neutralidade durante o ano de 1884”
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639628
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639628
GT Histedbr
278-306
Relatório sobre a marcha e estado da escola primária neutralidade durante o ano de 1884
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639629
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639629

Resumo

Cibele Introvini Ritt
323-323
Da escola isolada ao Grupo Escolar Marechal Rondon de Campo Mourão, PR – 1947 a 1971
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639630
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639630
Claudiceia Linhares de Almeida Bezerra
324-324
Lourenço Filho e o “guia” para os mestres brasileiros do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639600
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639600
Cristiane Silva Mélo
325-325
Estado e educação pela imprensa: o debate de Florestan Fernandes ante a lei de diretrizes e bases da educação nacional (1959-1961)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639631
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639631
João Coelho Neto
326-326
Educação e informática: um estudo sobre o uso de ambientes informatizados com alunos do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639632
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639632
Luiz Antonio de Oliveira
327-327
A contribuição de Primitivo Moacyr na história da escola pública ─ as ações imperiais e republicanas
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639633
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639633

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639634
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639634