Banner Portal
v. 10 n. 38: jun. 2010
jun. 2010

Editorial

Maria Cristina Gomes Machado
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639684
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639684

Artigos

Estela Socías Muñoz
3-11
El teatro: “un espejo de la sociedad” (Un medio para la socialización y el aprendizaje De niños (as) y jóvenes)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639685
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639685
Jaime Caiceo Escudero
12-23
Educación superior en Chile y su internacionalización
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639686
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639686
Célio Juvenal Costa, Amanda Regina Barbosa Lemes
24-35
Educação e direito na sociedade portuguesa do século XVI
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639687
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639687
Mari Lucia do Amaral, Carlos Herold Junior
36-48
Representações sobre a relação entre educação e modernização em Guarapuava-PR entre 1930 e 1960
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639688
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639688
Thyeles Borcarte Strelhow
49-59
Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639689
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639689
Leonor Dias Paini, Sheila Maria Rosin, Lenita Gama Cambaúva
60-79
As interfaces históricas entre psicologia e educação
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639690
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639690
Cristina Cerezuela Jacobsen, Nerli Nonato Ribeiro Mori
80-91
Prova Brasil e desempenho em língua portuguesa: Um estudo com escolas paranaenses
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639691
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639691
Ângela Mara de Barros Lara, Tânia dos Santos Alvarez da Silva
92-103
Lar Betânia: O atendimento à infância abandonada em Maringá – PR
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639692
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639692
Rosimar Serena Esquisani, Flávia Obino Corrêa Werle
104-115
Ser professora: um estilo de vida pontuado pela formação
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639693
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639693
Cláudio do Prado Amaral
116-138
Razões históricas de um direito penal injusto
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639694
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639694
Beatriz Lemos Stutz, Carlos Alberto Lucena
139-149
Educação profissional e os ideais liberais presentes no pensamento educacional brasileiro
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639695
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639695
Luiz Bezerra Neto
150-168
Educação do campo ou educação no campo?
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639696
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639696
Silvia Maria Leite de Almeida
169-185
Acesso à educação superior no Brasil: direito ou privilégio?
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639697
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639697
Maria Isabel Moura Nascimento, Manoel Nelito Matheus Nascimento
186-196
O lugar da história na formação do professor
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639698
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639698
Anselmo Alencar Colares, Marco Antonio de Oliveira Gomes, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
197-213
História e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas: uma reflexão necessária
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639699
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639699
Débia Suênia da Silva Sousa
214-224
Tecendo memórias educacionais no sertão paraíbano: Carmelita Gonçalves e suas contribuições à educação em Cajazeiras/PB
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639700
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639700
Marcos Augusto de Castro Peres
225-236
A educação de jovens e adultos e o analfabetismo na velhice: Os idosos e a exclusão educacional
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639701
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639701
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
237-247
Reflexões sobre concepções de professores acerca das finalidades da educação infantil
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639702
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639702

Documento

Cristiane Silva Melo, Maria Cristina Gomes Machado
248-260
A organização da instrução pública no estado do Paraná no início da república: o decreto nº 31 de 29 de janeiro de 1890
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639703
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639703
GT Histedbr
261-267
Regulamento da Instrução Pública do Estado do Paraná (Decreto n° 31 de 29 de janeiro de 1890)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639704
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639704

Resenha

Luiz Antonio de Oliveira, Maria Cristina Gomes Machado
268-274
Escritos sobre a instrução pública: Condorcet / "Relatório e projeto de decreto..." tradução e notas de Maria Auxiliadora Cavazotti e Lígia Regina Klein; "Reflexões e notas sobre a educação"
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639705
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639705

Resumo

Eliane Aparecida de Araujo de Oliveira
275-275
Juventude e projetos sócio-educativos: educação e práxis nas ações de uma entidade do terceiro setor com jovens das camadas populares
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639706
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639706
Jaqueline Delgado Paschoal
276-276
Aspectos históricos do trabalho pedagógico dos primeiros jardins de infância no estado do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639707
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639707
Michele Cristine da Cruz Costa
277-277
O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639708
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639708
Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
278-278
Centro de educação rural de Aquidauana-MS: artes em profissionalizar (1974 - 2001)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639709
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639709
Solange Aparecida de Oliveira Collares
279-279
História da cartilha progressiva (1907) nas escolas do estado do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639710
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639710
Thais Bento Faria
280-280
Em traços de modernidade: a história e a memória do grupo escolar “Hugo Simas” (Londrina-PR, 1937- 1972)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639711
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639711
Vitorina Cândida Corrêa Bertonha
281-281
Da escola isolada ao grupo escolar: o processo de escolarização primária em Sarandi-PR (1953-1981)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639712
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639712
Ariella Lúcia Sachertt Seki
282-282
Os debates parlamentares acerca da intervenção da união na educação pública de 1890 a 1905
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639713
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639713

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639714
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639714