Banner Portal
v. 10 n. 37e: maio. 2010 (n. esp.)
maio. 2010 (n. esp.)

Número especial da Revista Histedbr organizado pelo Grupo de Trabalho de Mato Grosso do Sul (GT HISTEDBR/MS), com a temática: “trabalho didático”.

Editorial

Gilberto Luiz Alves
1-5
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639776
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639776

Artigos

Ana Aparecida Arguelho de Souza
6-19
Manuais didáticos de ensino de língua e literatura na modernidade: gênese e desenvolvimento histórico
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639777
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639777
Carla Villamaina Centeno
20-35
O manual didático Projeto Araribá história no município de Campo Grande, MS (2008)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639778
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639778
Enilda Fernandes, Iara Augusta da Silva
36-57
A alfabetização nos manuais didáticos: o estado da arte
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639779
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639779
Silvia Helena Andrade de Brito
58-75
A produção de manuais didáticos e o ensino de sociologia na escola média em dois momentos históricos (1935-1989)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639780
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639780
Flávio Massami Martins Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
76-85
As origens do ensino de história no Brasil colonial: apresentação do epítome cronológico, genealógico e histórico do padre jesuíta António Maria Bonucci
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639781
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639781
Maria Auxiliadora Cavazotti
86-96
O manual didático de sociologia e sociologia educacional: instrumento de formação do professor (1923-1946)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639782
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639782
Lígia Regina Klein, Bianca Larissa Klein
97-110
Manual de caligrafia em tempos de industrialização? “Sempre é tempo...”
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639783
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639783
María Cristina Vera de Flach
111-127
Manuales y textos de estudios de la Universidad de Córdoba, Argentina en el ultimo tercio del siglo XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639784
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639784
Sandino Hoff, Armindo José Longhi, Maria Angélica Cardoso
128-144
O manual didático e os quadros murais na relação educativa do curso normal Sagrado Coração de Jesus – 1936-1971
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639785
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639785
Maria Cristina Dantas Pina
145-163
Nação e identidade nacional no livro didático de história: a abordagem de Borges dos Reis na Bahia republicana
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639786
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639786
Samira Saad Pulchério Lancillotti
164-173
Pedagogia montessoriana: ensaio de individualização do ensino
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639787
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639787
Maria Angélica Cardoso, Mara Regina Martins Jacomeli
174-193
Estado da arte acerca das escolas multisseriadas
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639788
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639788
Isabela Toscan Mitterer, Sandino Hoff
194-214
A organização do trabalho didático na disciplina história no Ginásio Frei Rogério (1943-1961)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639789
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639789
Sandra Garcia Neves, João Luiz Gasparin
215-226
Os princípios fundamentais de Ratke e de comênio para a universalização do ensino escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639790
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639790
Shirlei Terezinha Roman Guedes, Analete Regina Schelbauer
227-245
Da prática do ensino à prática de ensino: os sentidos da prática na formação de professores no Brasil do século XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639791
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639791
Diana Soto Arango
246-265
Redes universitarias en Colombia Nueva concepción histórica para la universidad
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639792
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639792
Sandra Ferreira de Oliveira, José Carlos Souza Araujo
266-287
O Ginásio Cristo Rei de Uberlândia, MG (1944-1956), uma escola profissional
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639793
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639793

Documento

Gilberto Luiz Alves
288-291
Apresentação
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639794
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639794
Gilberto Luiz Alves
292-292
Artigos publicados por Hipólito da Costa no Correio Braziliente
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639795
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639795
Azilde Andreotti
293-299
O acervo histórico do livro escolar: legado das bibliotecas infantis da cidade de São Paulo e fonte de pesquisa para a história da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639796
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639796

Resenha

Thiago Oliveira Custódio
300-302
ALVES, Gilberto Luiz. O Trabalho Didático na Escola Moderna: Formas Históricas. Campinas: Autores Associados, 2005.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639797
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639797
Silvino Aréco
303-306
BRITO, Silvia Helena Andrade de. [et al.] (Org.). A Organização do trabalho didático na história da educação. Campinas: Autores Associados, 2010. 205 p.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639798
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639798

Resumo

João Mianutti
307-307
Uma proposta de formação continuada de professores de biologia em Mato Grosso do Sul: o papel dos manuais didáticos e dos textos clássicos no estudo da evolução biológica
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639799
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639799
Alessandro de Melo
308-308
O projeto pedagógico da Conferência Nacional da Indústria para a educação básica nos anos 2000
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639800
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639800

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639801
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639801