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v. 10 n. 40: dez. 2010
dez. 2010

Editorial

José Carlos Souza Araujo
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639802
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639802

Artigos

Claudio Rama
3-23
El nuevo escenario de la educación superior privada en América Latina
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639803
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639803
Bruno Gonçalves Borges, Décio Gatti Júnior
24-48
O ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639804
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639804
Carlos Henrique de Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
49-59
História comparada do município pedagógico no Brasil e em portugal: os casos de Uberabinha e Mafra
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639805
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639805
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
60-71
História da educação, fontes e a imprensa
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639806
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639806
Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira, Eduardo Tadeu Pereira
72-89
Revisitando a história da educação popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639807
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639807
Flávio César Freitas Vieira, Wenceslau Gonçalves Neto
90-112
Profissionalismos do professor primário: Alice da Silva Paes, professora municipal em Uberabinha (1924)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639808
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639808
Flávio Reis dos Santos, Luiz Bezerra Neto
113-125
Estado, educação e tecnocracia na ditadura civil-militar brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639809
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639809
Letícia Carneiro Aguiar
126-144
Um legado do século XX para a política educacional do século XXI: a teoria do capital humano
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639810
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639810
Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira
145-163
O projeto romanizador no final do século XIX: a expansão das instituições escolares confessionais
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639811
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639811
Maria da Paz Cavalcante, Francisca Lacerda de Góis
164-178
A teoria da atividade e o ensino de história: perspectivas no ensinar e aprender
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639812
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639812
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Elza Margarida de Mendonça Peixoto
179-188
A distância: a escola Lula para a formação de professores
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639813
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639813
Meire Terezinha Müller
189-211
O SENAI e a educação profissionalizante no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639814
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639814
Olivia Morais de Medeiros Neta
212-221
É possível uma pedagogia da cidade?
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639815
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639815
Paulo Romualdo Hernandes
222-244
A Companhia de Jesus no século XVI e o Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639816
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639816
Sauloéber Tarsio de Souza, Daiane de Lima Soares Silveira
245-257
Migrantes nordestinas e escolarização em Ituiutaba-MG (anos 1950-1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639817
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639817
Sivaldo de Macedo Michenco
258-273
Representação da fronteira Brasil-Paraguai: análise entre os professores de geografia da Escola Estadual Vespasiano Martins no município de Amambaí/MS
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639818
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639818
Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça
274-294
A UFG e as políticas para o ensino superior público em Goiás: extensão, interiorização e expansão via campi avançados
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639819
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639819
Carlos Lucena
295-305
O pensamento educacional de Émile Durkheim
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639820
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639820

Documento

José Carlos Souza Araujo
306-309
Sobre o processo de instalação do grupo escolar de Araguari, MG
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639821
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639821
José Carlos Souza Araujo
310-313
Sobre o ensino primário público
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639822
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639822

Resenha

Adolfo Ignacio Calderón, Heloísa Poltronieri
314-316
PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Formação de professores: debate e prática necessários a uma educação emancipada. Chapecó, SC: Argos, 2010
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639823
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639823

Resumo

Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça
318-318
Extensão: uma política de interiorização da Universidade Federal de Goiás (1972-1994)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639824
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639824
Sirlene Cristina de Souza
319-319
Grupo Escolar de Ibiá, MG (1932 a 1946): uma expressão estadual
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639825
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639825
Nicola José Frattari Neto
320-320
Educandário espírita ituiutabano: caminhos entre a ação inovadora e sua organização conservadora. Ituiutaba (1954-1973).
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639826
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639826
Beatriz Lemos Stuz
321-321
Técnico em enfermagem no município de Uberlândia: a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639827
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639827
Flávio César Freitas Vieira
322-322
Profissionalismos do professor – de momentos a trajetórias: profissionalização, profissionalidade e autonomia profissional – Uberabinha (1907-1929)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639828
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639828
Carlos Edinei de Oliveira
323-323
Migração e escolarização: história de instituições escolares de Tangará da Serra, MG (1964-1976).
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639829
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639829

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639830
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639830