Banner Portal
v. 11 n. 41e: abr. 2011 (n. esp.)
abr. 2011 (n. esp.)

Número especial da Revista Histedbr organizado pelos Grupos de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR e Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação – MHTLE, com a temática: “Marxismo e Educação”.

Editorial

Paulino José Orso, Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Maria de Fátima Rodrigues Pereira
1-5
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639890
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639890

Artigos

Mario Alighiero Manacorda
6-15
Marx e a formação do homem
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639891
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639891
Dermeval Saviani
16-27
Marxismo e pedagogia
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639892
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639892
Nereide Saviani
28-37
Concepção socialista de educação: A contribuição de Nadedja Krupskaya
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639893
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639893
Newton Duarte, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Julia Malanchen, Herrmann Vinicius de Oliveira Muller
38-57
A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: Equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639894
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639894
Paulino José Orso
58-73
O desafio da formação do educador na perspectiva do marxismo
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639895
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639895
Maria de Fátima Rodrigues Pereira
74-83
Apontamentos sobre a formação e o trabalho de professores no Brasil - numa perspectiva marxista
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639896
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639896
Benedita de Almeida
84-102
Desafios à formação de professores alfabetizadores em curso de pedagogia
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639897
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639897
Marijane Zanotto, Rosane Toebe Zen
103-115
A formação de professores e o rendimento escolar: uma análise crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639898
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639898
José Luiz Zanella
116-134
Educar e ensinar na pedagogia marxista: a formação da segunda natureza
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639899
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639899
Ivo Tonet
135-145
Educação e ontologia marxiana
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639900
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639900
João Carlos da Silva
146-155
Escola pública e classes sociais em Marx: alguns apontamentos
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639901
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639901
Renata de Almeida Vieira, Lizete Shizue Bomura Maciel
156-169
Repercussões da acumulação flexível no campo educacional: o professor temporário em questão
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639902
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639902
José Rodrigues, Ronaldo Rosas Reis
170-191
Nós os educadores que amávamos tanto a revolução: Origens, desenvolvimento e crise do campo trabalho-educação no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639903
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639903
Maria de Fatima Felix Rosar
192-209
Lutas ideológicas e mudança social
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639904
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639904
Ricardo Adriano de Andrade
210-224
Notas sobre o papel da educação na obra de Lenin
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639905
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639905
Máuri de Carvalho
225-239
Educação: a crítica leninista
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639906
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639906
Carlos Bauer
240-256
Considerações sobre a produção do conhecimento histórico e posicionamento teórico enquanto crítica da sociedade capitalista
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639907
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639907
Celi Nelza Zülke Taffarel
257-270
Marxismo e educação: contribuição ao debate sobre a teoria educacional e a transição
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639908
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639908
Carlos Lucena, Robson Luiz de França, Fabiane Santana Previtali, Antônio Bosco de Lima, Adriana Omena
271-282
Pistrak e Marx: os fundamentos da educação russa
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639909
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639909
Maria do Carmo Luiz Caldas Leite
283-294
Relações entre o estudo e o trabalho em cuba: um modelo permeado por manifestações do marxismo-leninismo e do ideário de Martí
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639910
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639910
Elianeide Nascimento Lima, Luiz Bezerra Neto
295-308
Educação e trabalho: é possível uma leitura marxista sobre os discursos e práticas educacionais no campo?
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639911
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639911
André Paulo Castanha
309-331
O uso da legislação educacional como fonte: orientações a partir do marxismo
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639912
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639912
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
332-346
Notas introdutórias sobre a teoria e as categorias centrais para a pesquisa da problemática do lazer
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639913
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639913
José Claudinei Lombardi
347-366
Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engels
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639914
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639914

Documento

Vladimir Ilitch Lênin
367-376
As tarefas das uniões da juventude
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639915
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639915
Marisa Bittar, Amarilio Ferreira Jr.
377-396
A educação na rússia de Lênin
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639916
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639916
Octávio Ianni
397-416
A construção da categoria
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639917
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639917
Mariluce Bittar
417-422
A construção da categoria na perspectiva da análise dialética - uma aula de Octávio Ianni
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639918
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639918

Resenha

José Alexandre da Silva
423-426
Ideologias e ciência social, uma reflexão atual
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639919
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639919

Resumo

Sandra Luciana Dalmagro
427-427
A escola no contexto das lutas do MST
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639920
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639920
Maria Emília Pereira da Silva
428-428
A metamorfose do trabalho docente no ensino superior: entre o público e o mercantil
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639921
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639921

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639922
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639922