Banner Portal
v. 11 n. 44: dez. 2011
dez. 2011

Editorial

Angela Maria Souza Martins, Nailda Marinho da Costa Bonato
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639973
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639973

Artigos

Claudio Rama
3-17
La educación superior privada en Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639974
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639974
Ari Paulo Jantsch, Luiz Alberto de Azevedo
18-31
Por uma educação profissional de tecnólogos a partir dos conceitos de omnilateralidade e politecnia
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639975
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639975
Glademir Alves Trindade, Célia Regina Vendramini
32-46
A relação trabalho e educação na pedagogia da alternância
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639976
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639976
Marta Regina Furlan Oliveira, Adriana Regina de Jesus Santos
47-56
Formação e atuação do professor na sociedade contemporanea: implicações e possibilidades
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639977
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639977
Rafael Rodrigo Mueller
57-75
Análise crítica da contribuição das tecnologias gerenciais para a relação entre trabalho e educação
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639978
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639978
Ana Cecília Oliveira Silva, Fabiane Santana Previtali
76-91
Educação no campo e trabalho: um estudo das escolas municipais rurais de Uberlândia-MG
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639979
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639979
Eduard Angelo Bendrath, Alberto Albuquerque Gomes
92-106
Educação e economia: a (re) construção histórica a partir do pós-guerra
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639980
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639980
Rogéria Moreira Rezende Isobe
107-130
A instituição da inspetoria técnica no âmbito do projeto de modernização da educação implementado com a reforma de 1906 em Minas Gerais: estratégia de modelização do ensino
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639981
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639981
Suzane da Rocha Vieira
131-155
Docência, gestão e conhecimento: conceitos articuladores do novo perfil do pedagogo instituido pela resolução CNE/CP N. 01/2006
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639982
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639982
Paulo Gomes Lima
156-170
A universidade no Brasil e políticas de ações afirmativas
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639983
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639983
Luís Henrique de Freitas Calabresi, Marisa Bittar
171-188
A formação superior nos romances memórias póstumas de Brás Cubas, de machado de assis, e os Irmãos Karamázovi, de Fiódor Dostoiévski
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639984
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639984
Leandro Turmena
189-201
Ensino superior e política educacional: A gênese do ensino superior no Sudoeste do Estado do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639985
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639985
José Leonardo Rolim de Lima Severo
202-215
Sociedade, ciência e educação: abordagens sobre conhecimento pedagógico na teorização de Anísio Teixeira
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639986
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639986
Marilda Merência Rodrigues
216-228
Educação ao longo da vida nas políticas educacionais e a pretendida ausência da história
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639987
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639987
Mara Cecília Rafael, Ângela Mara de Barros Lara
229-247
A proposta de Lourenço Filho para a educação de crianças de 0 a 6 anos
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639988
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639988
Sandra Aparecida Riscal
248-261
Política educacional, justiça distributiva e equidade: considerações sobre as políticas compensatórias para a educação
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639989
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639989
Raquel de Almeida Moraes
262-274
O proformação e seu modelo de educação a distância
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639990
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639990
Nailda Marinho da Costa Bonato, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Janaína Specht da Silva Menezes
275-292
Educação integral, ensino integral e tempo no pensamento de Rui Barbosa
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639991
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639991
Sônia Camara, Marcela Cockell
293-307
O intelectual educador Manoel Bomfim e a interpretação do Brasil e da América Latina
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639992
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639992

Documento

GT Histedbr
308-324
Decreto 518 de 11 de janeiro de 1898
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639993
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639993

Resenha

Roney Gusmão do Carmo
325-327
A organização do trabalho no século 20: taylorismo, fordismo e toyotismo
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639994
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639994
Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Jarbas Mauricio Gomes
328-332
Dizionario gramsciano 1926-1937
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639995
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639995
Lorene Figueiredo
333-335
A educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639996
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639996

Resumo

Andreson Carlos Elias Barbosa
336-336
O Instituto Paraense de Educandos Artífices e a Morigerância dos meninos desvalidos na Belém da belle époque
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639997
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639997
Guilherme Andolfatto Libanori
337-337
A família vai à escola: as concepções de justiça social, cidadania e parcerias comunitárias como estratégias conservadoras de poder em cinco programas da secretaria de estado da educação de São Paulo
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639998
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639998
Merilin Baldan
338-338
A representação do ato de ensinar: continuidades e rupturas da concepção de ensino na pedagogia tradicional, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica – uma análise a partir das teses e dissertações no portal da CAPES
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639999
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639999
Rose Mary de Souza Araújo
339-339
Escola normal na Parahyba do Norte: movimento e constituição da formação de professores no século XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8640000
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8640000
Simone de Fátima Flach
340-340
Direito à educação e ampliação da escolaridade obrigatória em Ponta Grossa (2001 – 2008)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8640001
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8640001

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8640002
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8640002