Banner Portal
v. 12 n. 47: set. 2012
set. 2012

Editorial

Coordenação Nacional HISTEDBR
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640035
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640035

Artigos

João dos Reis Silva Júnior, Eric Spears
3-23
Globalização e a mudança do papel da universidade federal brasileira: uma perspectiva da economia política
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640036
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640036
Paulo Romualdo Hernandes
24-42
José de Anchieta, o teatro e a educação dos moços do Colégio de Jesus na Bahia do século XVI
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640037
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640037
Leonete Luzia Schmidt
43-56
A gênese das escolas públicas de instrução elementar em Santa Catarina
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640038
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640038
Enéias Borges Dias
57-66
Formar o homem e o cidadão: a importância do ensino da língua nacional e das matérias geografia e história nas páginas da revista da escola normal de São Carlos (1916-1923)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640039
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640039
Patrícia Weiduschadt, Beatriz Terezinha Daudt Fischer
67-87
A revista “O Pequeno Luterano”: nacionalismo e higienismo a partir da fé luterana (1931-1966)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640040
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640040
Bruno Alves Dassie
88-107
A comissão nacional do livro didático após 1945 e os livros de matemática aprovados para uso no ensino secundário
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640041
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640041
Angela Maria Hidalgo, Fernanda de Aragão Mikolaiczyk
108-121
A busca do dissenso para a compreensão das influências dos organismos internacionais no desenvolvimento da educação rural nos anos 1950 à educação do campo após os anos 1990
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640042
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640042
Kelly Cristina Campones, Maria Isabel Moura Nascimento
122-138
Relações econômicas, políticas e educacionais na consolidação do Senai em Ponta Grossa, PR
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640043
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640043
Roseane Andrelo
139-153
O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640044
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640044
Ricardo Rocha Rabelo, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
154-165
A figura de Baden-Powell no cenário educacional do século XX: um novo olhar sobre sua história de vida
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640045
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640045
Carlos Herold Junior, Alexandre Fernandez Vaz
166-184
A educação corporal em Baden-Powell: o movimento escoteiro contra o intelectualismo escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640046
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640046
Antonio Bosco de Lima
185-204
Manifesto dos pioneiros de 1932: leituras de seus 80 anos
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640047
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640047
Elenice Maria Cammarosano Onofre
205-219
Desafio histórico na educação prisional brasileira: ressignificando a formação de professores ... Um quê de utopia?
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640048
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640048
Lizete Shizue Bomura Maciel, Renata de Almeida Vieira, Fátima Cristina Lucas de Souza
232-250
Afro do Amaral Fontoura: estudos, produções e a escola viva
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640049
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640049
Vandiana Borba Wilhelm, Francis Mary Guimarães Nogueira
251-266
As reformas neoliberais e suas influências na política de educação especial do Brasil e da Venezuela: explicitando resultados e mudanças a partir dos governos de Lula e Chávez
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640050
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640050
Marco Antônio de Oliveira Gomes, Anselmo Alencar Colares, Maria Lilia I. Colares, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
267-283
As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital e a precarização do trabalho docente
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640051
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640051
Luciene Maria de Souza, Carlos Alberto Lucena
284-296
Entre o ideal e o real: a construção do pensamento empresarial uberlandense e seus projetos educacionais para a formação dos trabalhadores (1940-1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640052
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640052
Marcos Augusto de Castro Peres, Ady Canário de Souza
297-313
O programa conexões de saberes como política afirmativa no contexto do semiárido nordestino: O caso da UFERSA em Mossoró/RN
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640053
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640053
Maria Vieira Silva, Astrogildo Fernandes Silva Júnior
314-332
Políticas educacionais para a educação do campo: dimensões históricas e perspectivas curriculares
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640054
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640054
Simone de Fátima Flach
333-348
Do ensino fundamental de 8 para o de 9 anos de duração: os embates sobre a idade para o ingresso nas escolas paranaenses
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640055
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640055
Aparecida Carneiro Pires, Diego Assis de Brito, Maria Cecília de Paula Silva, Tairone Rodrigues Paiva
349-362
A função dos intelectuais e o papel da escola na organização da cultura
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640056
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640056
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
363-377
John Locke: por uma educação liberal
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640057
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640057
Tiago Felipe Ambrosini
378-391
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640058
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640058
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
392-416
A orientação das dissertações e teses como objeto de estudo das pesquisas acadêmicas: história e historiografia
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640059
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640059

Resenha

Lucia Mara de Lima Padilha
417-422
SAVIANI, Dermeval e DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-critica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640060
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640060
Merilin Baldan
423-427
AZEVEDO, Fernando de. A educação entre dois mundos: Problemas, perspectivas e orientações. SP: Melhoramentos, 1958. (Obras Completas. Vol. XVI)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640061
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640061
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
428-430
BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira, com a colaboração de Jaime A. Clasen. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640062
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640062

Resumo

Ana Claudia Urban
431-431
Didática da história: percursos de um código disciplinar no Brasil e na Espanha
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640063
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640063
Thiago Rodrigues Nascimento
432-432
Licenciatura curta em estudos sociais no Brasil: sua trajetória na faculdade de formação de professores (FFP) de São Gonçalo (1973-1987)
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640064
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640064
Jhonatan Uelson Pereira Sousa
433-433
Planejamento público e educacional no Brasil: uma análise das relações entre planejamento e educação
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640065
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640065
Fábio Luciano Oliveira Costa
434-434
Federalismo após a promulgação da constituição federal de 1988 e as políticas de fundos contábeis para o financiamento da educação no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640066
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640066

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640067
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640067