Banner Portal
v. 13 n. 53: out. 2013 (n. esp.)
out. 2013 (n. esp.)

Número especial da Revista Histedbr On Line centrado na temática "Intelectuais e Educação", organizado pelo  Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares - HISTEDBR – GT Maringá - Universidade Estadual de Maringá - UEM.

 

 

Editorial

Analete Regina Schelbauer, Maria Cristina Gomes Machado, Mário Borges Netto
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640189
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640189

Artigos

Peter Johann Mainka
4-15
O conceito científico de progresso e objetividade e a sua crítica por Nietzsche
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640190
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640190
João Virgílio Tagliavini, Marcelo Adriano Piantkoski
16-40
João Batista de La Salle (1651-1719): um silêncio eloquente em torno do educador católico que modelou a escola moderna
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640191
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640191
Marcília Rosa Periotto
41-55
Imprensa, intelectuais e educação: o Brasil em debate no século XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640192
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640192
Jean Carlo de Carvalho Costa, Maíra Lewtchuk Espíndola, Amanda Sousa Galvíncio
56-77
Redes de sociabilidade intelectual e educação: atuação de Castro Pinto e Carlos Dias Fernandes na primeira república
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640193
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640193
Marcus Vinícius da Cunha, Tatiane Silva
78-91
Concepções políticas e educacionais de Renato Jardim
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640194
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640194
Crislane Barbosa Azevedo
92-114
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e o movimento renovador na educação escolar sergipana na década de 1920
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640195
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640195
Juliana Spiguel, Sandra Escovedo Selles
115-132
Cândido Firmino de Mello Leitão e o ensino de história natural na década de 1930: um intelectual a serviço da escola
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640196
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640196
Eliezer Félix de Souza, Névio de Campos
133-152
Imprensa no Paraná e o combate ao analfabetismo: trajetória e pensamento de Raul Gomes (1889-1975)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640197
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640197
Jarbas Mauricio Gomes
153-172
Cultura geral e escola unitária em Gramsci
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640198
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640198
Maria de Lourdes Pinheiro
173-182
Práticas de psicologia experimental e pedagogia científica na escola normal secundária de São Carlos: a concepção do educador paulista João Toledo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640199
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640199
José Damiro de Moraes
183-195
Armanda Álvaro Alberto: escola nova e repressão política nos anos 1930
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640200
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640200
Magna Maria da Silva, Amélia Kimiko Noma
196-213
O projeto político-educacional azevediano no Brasil nos anos 1920-1930
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640201
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640201
Débora Alfaro São Martinho da Silva, Alessandra Arce
214-237
José Scaramelli e o esboço de uma escola nova “brasileira”
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640202
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640202
Célio Juvenal Costa, Sezinando Luiz Menezes
238-262
Norbert Elias e a teoria dos processos civilizadores
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640203
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640203
Cristiane Silva Mélo, Maria Cristina Gomes Machado
263-279
Apontamentos de Álvaro Vieira Pinto à reforma universitária no Brasil na década de 1960
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640204
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640204
Maria Elizete Guimarães Carvalho
280-304
Professora Marta Bezerra de Medeiros: a profissão docente na primeira metade do século XX (1915-1954)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640205
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640205
Silvio Sánchez Gamboa, Luciana Barbosa Gerbasi
305-317
Paulo Freire: impacto e apropriação da sua obra na produção da pós-graduação no Brasil (1987-2010)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640206
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640206
Paulino José Orso
318-330
A trajetória intelectual de Roque Spencer Maciel de Barros
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640207
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640207
Heulalia Charalo Rafante, Roseli Esquerdo Lopes
331-356
Helena Antipoff e o desenvolvimento da educação especial no Brasil (1929-1961)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640208
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640208
Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Maria das Dores Daros
357-379
Educação, desenvolvimento e planejamento no ideário do intelectual catarinense Sílvio Coelho dos Santos
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640209
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640209
Márcia Santos Ferreira
380-390
Josildeth Consorte e a antropologia na escola excludente
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640210
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640210
Eraldo Leme Batista, Marcos Roberto Lima
391-402
Dermeval Saviani – compromisso e luta por uma pedagogia para além do capital
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640211
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640211
Magno Francisco de Jesus Santos
403-413
A face opaca da república: Izabel Esteves de Freitas e as escolas de primeiras letras em Itabaiana (1926-1932)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640212
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640212
Iane Campos Martins, Elione Maria Nogueira Diógenes
414-425
A renovação escolar: ditos e significados em João Craveiro Costa
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640213
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640213

Documento

Maria Angélica Cardoso, Silvia Helena Andrade de Brito
426-427
Apresentação do documento “bases para a renovação do ensino de latim” – Fernando de Azevedo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640214
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640214
Fernando de Azevedo
428-432
Bases para a renovação do ensino de latim
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640215
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640215

Resenha

Antônio Marcos Alves Sá
433-436
Rui Barbosa educação e política
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640216
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640216
Glaziela Aparecida Franco, Manoel Nelito Matheus Nascimento
437-440
A trajetória de vida da educadora Petronilha Beatriz Gonçalves Silva
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640217
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640217

Resumo

Marco Aurélio Gomes de Oliveira
441-441
A concepção de infância presente no manifesto dos pioneiros da educação nova de 1932: a presença do pensamento de John Dewey (1859-1952)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640218
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640218
Raquel dos Santos Quadros
442-442
Gustavo Capanema: a organização do ensino primário brasileiro no período de 1934-1945
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640219
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640219
Dyeinne Cristina Tomé
443-443
Modas e modos domésticos: os manuais de instrução e a educação das mulheres – décadas de 1950 e 1960
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640220
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640220
Ana Karine Braggio
444-444
O movimento estudantil paranaense e a vigilância política no pré-golpe civil-militar de 1964
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640221
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640221
Jane Maria dos Santos Reis
445-445
A pedagogia industrial da FIEMG: um estudo sobre o pensamento empresarial a partir da Revista Vida Industrial (1961-1974)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640222
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640222
Jani Alves da Silva Moreira
446-446
Políticas de financiamento e gestão da educação básica (1990-2010): os casos Brasil e Portugal
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640223
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640223

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640224
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640224