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v. 15 n. 62: maio. 2015 (n. esp.)
maio. 2015 (n. esp.)

Este número especial da Revista Histedbr On-line com o tema “Instituições Escolares da Amazônia” foi organizado pelos professores/pesquisadores: Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo, Maria José Aviz do Rosário, Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Clarice Nascimento de Melo e Fernando Arthur de Freitas Neves, todos da UFPA/Grupo HISTEDBR/Secção Pará.

Editorial

Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640489
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640489

Artigos

José Augusto Pacheco, Micaela Marques
4-17
Currículo e autonomia na escola portuguesa: uma análise crítica da centralização nos ensinos básico e secundário
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640490
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640490
Maria José Aviz do Rosário, Clarice Nascimento de Melo
18-31
Grupo Padre Luiz Gonzaga - Bragança-PA: arquivos, método e fontes da história da educação da Amazônia, no século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640491
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640491
Rogério Guimarães Malheiros, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
32-52
A escola normal do Pará: o núncio legalista para formação de professores
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640492
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640492
Benedito Gonçalves Costa, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souz França
53-68
A igreja como educadora: o asilo de Santo Antônio formando a mulher cristã de trabalho e piedade (1878 – 1888)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640493
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640493
Allan Azevedo Andrade, Fernando Arthur de Freitas Neves
69-82
Ensinando a ser padre na diocese do Pará nos oitocentos
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640494
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640494
Samuel Luis Velázquez Castellanos, Cesar Augusto Castro
83-97
Uma instituição de ensino popular no Maranhão império: a Sociedade Onze de Agosto
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640495
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640495
José Maia Bezerra Neto
98-120
O cotidiano mais do que perfeito: instrução e sociabilidades femininas sob vigília no recolhimento das educandas (Belém - Grão-Pará, 1840)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640496
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640496
Renato Pinheiro da Costa, Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
121-143
A política educacional consolidada por meio do Grupo Escolar Lauro Sodré no município de Moju-PA
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640497
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640497
Celita Maria Paes de Sousa
144-156
Fragmentos da história da educação no Pará no início do século XX: Instituto Gentil Bittencourt, origem, organização e concepções pedagógicas
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640498
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640498
Raimundo William Tavares Junior, Felipe Gustavo Pedrosa Souza
157-166
A escola diante da cidade: representações utilizadas pela escola normal de Belém do Pará (1890-1920) como mecanismo de legitimação
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640499
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640499
Paula de Souza Ferreira, Solange Helena Ximenes Rocha, Maria de Fátima Matos de Souza
167-184
Aspectos históricos da formação de professores primários em Santarém no século XX: o legado das escolas Álvaro Adolfo da Silveira, Santa Clara e São José
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640500
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640500
Andréa Maria Lopes Dantas
185-197
A educação secundária no departamento do Alto Juruá (1904 a 1920): entre o desejo e a possibilidade
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640501
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640501
Bianca Ferreira de Oliveira
198-209
Colégio Estadual Paes de Carvalho: registros sobre a presença negra na educação escolar paraense (1931-1942)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640502
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640502
Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo
210-228
A história da matemática escolar no Gymnasio Paes de Carvalho (1889-1930): um olhar sobre as fontes históricas
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640503
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640503
Alberto Damasceno
229-241
Notas sobre a educação paraense na Segunda República
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640504
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640504
Adriana Regina Jesus Santos, Marta Regina Furlan de Oliveira
242-253
A invenção e (des) invenção da escola à luz da sociedade do espetáculo: algumas reflexões possíveis
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640505
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640505

Resenha

José Edimar de Souza
254-256
O uso de fontes orais na pesquisa em história da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640506
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640506
Jailton Alves de Oliveira, Sara Bittencourt
257-260
História da educação no Rio de Janeiro
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640507
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640507

Resumo

Denise Kloeckner Sbardelotto
261-261
O projeto educacional da Itaipu Binacional (1974-1985): uma educação para cada vila e para cada fração da classe trabalhadora
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640508
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640508
Caio Augusto Toledo Padilha
262-262
Educação e inclusão no Brasil (1985-2010)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640509
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640509

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640510
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640510