Banner Portal
v. 14 n. 60: dez. 2014
dez. 2014
Este número da Revista HISTEDBR Online foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/GT Campo Grande, MS.

Editorial

Maria Angélica Cardoso, Silvia Helena Andrade de Brito
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640544
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640544

Dossiê

Adrián Ascolani
3-20
El agrónomo Silvio Spangenberg y la consolidación de la Escuela Nacional de Agricultura de Casilda (1900-1928)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640545
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640545
Elaine Cristina Luiz, Samira Saad Pulchério Lancillotti
21-37
Elementos de álgebra de Cristiano Benedito Ottonni : análise de um instrumento didático do século XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640546
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640546
Enilda Fernandes
38-61
O trabalho didático na obra de Calkins: a alfabetização segundo o método intuitivo
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640547
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640547
Jémerson Quirino de Almeida, Carla Villamaina Centeno
62-77
Os cadernos de história do estado de São Paulo (2008-2010)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640548
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640548
Iara Augusta da Silva
78-94
A conformação do mercado editorial brasileiro a partir das últimas décadas do século XX e anos iniciais do século XXI: o caso do Grupo Abril
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640549
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640549
Maria Lucia Paniago
95-114
A utilização do “livro” didático na sociedade do capital
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640550
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640550
Ana Aparecida Arguelho de Souza, Graciela Fátima Granetto
115-133
A literatura na organização didática da escola moderna: em um caminho de perdas, a expressão de uma sociedade utilitarista
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640551
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640551
Silvia Helena Andrade de Brito, Maria Angélica Cardoso
134-157
Fernando de Azevedo (1894-1974): uma mesma obra e suas várias leituras
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640552
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640552
Andréia Laura de Moura Cristaldo
158-180
A formação de professores para a educação em direitos humanos analisada sob a ótica da organização do trabalho didático: tecendo algumas considerações
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640553
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640553

Artigos

Simone Fátima Flach
181-199
Influências e determinações para a oferta da escolaridade obrigatória no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640554
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640554
Adriana do Carmo de Jesus, Júlia Mazinini Rosa, Maria Cristina dos Santos Bezerra
200-214
Educação do campo e política educacional em debate: apontamentos sobre a formação da classe trabalhadora rural na atualidade
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640555
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640555
Francisco Carlos Franco, Rosalia Maria Netto Prados
215-229
História do ensino e discursos político-educacionais na educação de São Paulo
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640556
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640556
Djanira Ribeiro Santana
230-245
Infância e educação: a histórica construção do direito das crianças
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640557
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640557
Silmara Fatima Cardoso
246-259
Narrativas e representações de um percurso educacional e de um ideário educativo estrangeiro nas cartas de uma educadora
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640558
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640558
André Silva Martins, Leonardo Docena Pina, Lúcia Aparecida de Ávila, Raiza Dias de Almeida
260-272
Intelectuais, educação escolar e hegemonia: análise das formulações empresariais sobre trabalho docente
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640559
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640559
Evelyn Fernandes Faheina
273-283
A instrução programada proposta por Skinner e o uso de recursos audiovisuais na educação: considerações sobre a pedagogia tecnicista no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640560
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640560
Marcelo Pinheiro Cigales
284-296
Ideias pedagógicas de uma sociologia cristã: notas sobre um compêndio de sociologia da década de 1940
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640561
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640561
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Cezar de Alencar Arnaut de Toledo
297-312
A atuação jesuítica nas propostas de periodização dos manuais de história da educação brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640562
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640562
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
313-323
A didática magna: uma obra precursora da pedagogia moderna?
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640563
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640563
Juscimar Maria de Paula, Armindo Quilicci Neto
324-345
As categorias freireanas e a educação popular na perspectiva do filme Tristeza do Jeca
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640564
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640564
Alberto Damasceno
346-362
Notas sobre a reforma pombalina da instrução em Portugal e na América portuguesa
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640565
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640565
Bruno Alves Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa, João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho
363-383
As primeiras experiências do movimento da matemática moderna no colégio de São Bento do Rio de Janeiro
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640566
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640566
Matheus Bernardo Silva, Lígia Regina Klein
384-397
Apontamentos sobre a concepção fenomenológica do “se-movimentar” na educação física escolar: uma crítica elucidada pela pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640567
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640567
Maria Helena Cicci Romero, Maria Aparecida Alves Silva, Kênia Guimarães Furquim Camargo, Juscimar Maria de Paula
398-410
O lugar do Grupo Escolar César Bastos no contexto histórico-educacional de Rio Verde (1947–1961)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640568
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640568

Resenha

André Luiz da Motta Silva, Silvia Helena Andrade de Brito
411-415
As muitas facetas do sociólogo e educador Fernando de Azevedo
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640569
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640569

Resumo

Claudinei Frutuoso
416-416
As políticas de educação integral em Ariquemes-Rondônia: uma análise do projeto burareiro de educação integral e do programa mais educação
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640570
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640570
Maria Angélica Cardoso
417-417
A organização do trabalho didático nas escolas isoladas paulistas: 1893 a 1932
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640571
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640571

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640572
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640572