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A escola normal de curitiba e o pioneirismo de Julia Wanderley
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Palavras-chave

História da Educação. Escola Normal. Júlia Wanderley

Como Citar

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SOUSA, Nilvan Laurindo. A escola normal de curitiba e o pioneirismo de Julia Wanderley. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 42, p. 265–278, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i42.8639879. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639879. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo visa contribuir com a história da educação do Paraná, especificamente no que tange a instrução pública, a Escola Normal e ao discurso contido nos relatórios da Instrução Pública que apontavam para uma necessidade urgente de um processo de instrução feminina no estado. Este trabalho visa ainda evidenciar o processo de ingresso da primeira normalista do Paraná, a Professora Júlia Wanderley, sua contribuição intelectual e toda uma vida de dedicação a Educação Paranaense na direção da Escola Tiradentes. A professora Júlia viveu em um contexto de profundos preconceitos sociais, onde imperava o patriarcalismo como estrutura da vida social brasileira, seu trabalho e engajamento para com a educação, seguiu na contramão da história de um tempo em que à mulher só era permitida a uma vida privada, excluída do espaço público, ao serviço doméstico e a coabitação conjugal.Ela se apresenta como uma intelectual reconhecida e admirada por todos, deixando um legado de toda uma vida a serviço da educação contribuindo para a história da educação paranaense e do Brasil.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639879
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