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O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas
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Palavras-chave

Trabalho. Educação. Fábricas Recuperadas

Como Citar

NOVAES, Henrique Tahan. O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 70–88, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640169. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640169. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo pretende abordar a educação escolar e não escolar nas fábricas recuperadas latino-americanas, especialmente no Brasil e Argentina. Para atingir nosso objetivo, fizemos um breve balanço do momento histórico atual, para depois tentar diferenciar as lutas anti-capital das lutas pontuais. Na terceira seção, fizemos um breve retrospecto da primeira fase das lutas das Fábricas Recuperadas (FRs), caracterizada por extrema criatividade, embriões de desalienação do trabalho e resgate dos princípios autogestionários (trabalho associado como princípio educativo). A quarta seção aborda a segunda fase das FRs: a acomodação das fábricas na ordem do capital, a cooptação pelo Estado ou a degeneração das mesmas no mercado capitalista. Os projetos de educação profissional nas FRs, as demandas de conteúdo e forma escolar sinalizados pelas FRs foram expostos na quinta seção. Encerramos o artigo com algumas considerações finais.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640169
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