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A concepção de formação de professores presente nas teses sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise crítica
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Palavras-chave

Formação de professores. Modo de produção. Teses sobre o currículo de pedagogia

Como Citar

GAMA, Carolina Nosella; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. A concepção de formação de professores presente nas teses sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 166–175, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640354. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640354. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é parte constitutiva da pesquisa de mestrado intitulada Contribuição à crítica da produção do conhecimento sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise das teses (1987-2010). O levantamento das produções foi realizado no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 1987 a 2010, utilizando os termos de busca ‘currículo de pedagogia’ e ‘currículo do curso de pedagogia’. Esta investigação permitiu-nos identificar as concepções de formação de professores hegemônicas nos estudos sobre o currículo de pedagogia, em particular, e sobre a formação de professores, no geral. Nosso objetivo é expor a análise acerca das concepções de formação de professores hegemônicas presentes nas teses sobre currículo de pedagogia no Brasil, tendo em vista a relação das mesmas com o modo de produção da existência, bem como as possibilidades contra-hegemônicas expressas nesta relação. A análise demonstrou que hegemonicamente as teses fundamentam-se numa visão idealista de homem, centrando a discussão do currículo na subjetividade. As explicações teóricas densas são substituídas por descrições fenomênicas e interpretações consensuais da realidade. Discute-se o currículo sem considerar que a sua alteração vincula-se a luta pela superação da realidade que o determina, o que não contribui para o enfrentamento dos problemas educacionais do nosso país.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640354
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