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As implicações das políticas públicas nas escolas no campo no estado de São Paulo a partir do final da década de 1980
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Palavras-chave

Escolas no campo. Multisseriação. Políticas públicas e Estado de São Paulo

Como Citar

BASSO, Jaqueline Daniela; BEZERRA NETO, Luiz. As implicações das políticas públicas nas escolas no campo no estado de São Paulo a partir do final da década de 1980. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 312–322, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640477. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640477. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho buscamos expor e discutir algumas políticas educacionais que incidiramdiretamente no fechamento de escolas no campo e na multisseriação no Estado deSão Paulo, a partir de fins da década de 1980. Historicamente há um movimentode fechamento das escolas rurais e valorização das escolas urbanas e no períodoaqui analisado, percebemos que os processos de nucleação e a Reorganização dasEscolas estaduais, além de outras ações governamentais mais abrangentes,intensificaram ainda mais este processo. Desta maneira, pretendemos aquicontribuir para a compreensão do processo histórico recente que culminou com aatual situação da educação escolar no campo paulista, representada por umreduzido número de escolas se comparado às escolas urbanas e pelo transporte,cada vez mais numeroso, de alunos do campo para as cidades.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640477
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Referências

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