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Educação e imprensa: a escola como instrumento ideológico
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Palavras-chave

Liberalismo. Educação. Revista Pedagógica. Trabalho docente. Revista A Escola

Como Citar

ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Educação e imprensa: a escola como instrumento ideológico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 34–46, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641926. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641926. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo, parte de uma pesquisa de doutorado, tem por finalidade apresentar a análise realizada na revista A Escola, Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado (1906-1910), especificamente sobre o modelo de trabalhador docente, discutindo sobre a tolerância e a resignação veiculadas nas folhas deste periódico, ao tratar do trabalho do professor. O artigo está dividido em dois momentos, nos quais primeiramente será apresentada a revista A Escola e na sequência serão apontadas as reflexões sobre a temática tendo como fonte os excertos da referido revista. As reflexões que suscitam do estudo na revista A Escola, apontam os discursos, os anseios, as conveniências, os interesses da sociedade em relação à educação, fornecendo pistas sobre as repercussões e polêmicas instauradas, e mais, contribuindo sobremaneira para a compreensão das situações da contemporaneidade Os resultados desse estudo permitem concluir que a educação no estado do Paraná, no início do século XX, foi marcada pela influência da ideologia liberal, e essa foi amplamente disseminada nas folhas da Revista A Escola.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641926
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