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Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná (1951 – 1953): representações sobre a escola rural
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Palavras-chave

Educação. História da educação. Imprensa pedagógica. Escola rural.

Como Citar

IVASHITA, Simone Burioli; SCHELBAUER, Analete Regina. Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná (1951 – 1953): representações sobre a escola rural. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 559–577, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8650410. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650410. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo reconstituir nuances do debate em torno da escola primária rural, a partir das representações de professores e professoras publicadas no Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná, editado entre os anos de 1951 e 1953. A análise incide sobre a atuação da imprensa pedagógica oficial na produção e circulação de ideias acerca do que, politicamente, pretendia-se imprimir à formação e atuação docente acerca da escola e do ensino rural. Teoricamente, apoia-se no conceito de representação, desenvolvido pelo francês Roger Chartier (1990, 2002a, 2002b, 2009), para descortinar o que o Boletim apresenta sobre a referida categoria. A hipótese é que tal periódico representou um dos meios utilizados pelo Estado para a formação e aperfeiçoamento dos professores, tendo em vista o alto percentual de professores leigos que atuavam nas escolas isoladas das áreas rurais na década de 1950. Dentre as diversas temáticas apresentadas pelo periódico, a opção pela escola rural se deve ao fato de levar em consideração sua significativa expansão naquele momento e por entender que este era o modelo de escola primária que podia atender a um maior número de crianças no Estado do Paraná.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650410
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