Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

História da Educação - Editorial.

Como Citar

LOMBARDI, José Claudinei; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Editorial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 708–713, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i3.8651189. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651189. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Na publicação do número 73 da Revista HISTEDBR Online damos sequência ao nosso compromisso de socialização do conhecimento e do pensamento crítico publicando uma variedade de temáticas da educação brasileira em uma perspectiva histórica. São publicados 14 artigos e 2 resenhas, dos quais destacamos o artigo de Marisa Bittar e Amarílio Ferreira Junior que discute o texto da última Reforma educacional realizada pela ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (ex-URSS), no ano em que lembramos dos 100 anos da Revolução Russa.
https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651189
PDF

Referências

BITTAR, Marisa; JUNIOR, Amarilio Ferreira. A última reforma da educação Soviética. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650923 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650923.

COIMBRA, Leonardo José Pinho; SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. A educação escolar e a formação humana em tempos de neoliberalismo: reflexões sobre a formação do professor. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645853 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8645853.

COSTA, Larissa Quachio. O lema “aprender a aprender” no ensino de literatura: precisas implicações no processo de formação humana. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645880 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8645880.

CRUZ, Paula Lorena Cavalcante Albano da; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Análise das disciplinas para a formação do cidadão republicano: o caso do Grupo Escolar Barão de Mipibu – RN (1909-1920). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645841 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645841.

DALMAGRO, Sandra Luciana. História da escola no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645847 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645847.

GOMES, Janice Raquel Sança; NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus Nascimento. O instituto universitário de educação e os desafios da universitarização no contexto das reformas educacionais em Cabo Verde. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651016 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651016.

JACOMELI, Mara Regina Martins; BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno; GONÇALVES, Leandro Sartori. Educação integral do homem e a política educacional brasileira: limites e contradições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651015 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651015.

LIMA, Marcos Roberto; GONZALEZ, Jeferson Anibal; LOMBARDI, José Claudinei. A gestão empresarial da rede estadual de educação de São Paulo: o papel da tríade ideológica eficiência, produtividade e neutralidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650924 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650924.

MAGALHÃES, Justino. Rito escolar - perspectiva histórico-pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650916 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650916.

MINTO, Lalo Watanabe. Intelectuais no mundo capes: heteronomia, razão mercantil e perda de sentido. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650643 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650643.

NETO, Luiz Bezerra; LUNA, Junior Cesar. Análise das bases filosóficas dos pressupostos teóricos presentes nas propostas do movimento “por uma educação do campo”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650925 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650925.

PEREIRA, Karla Raphaella Costa; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Estética, marxismo e educação: um diálogo necessário à contemporaneidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645852 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645852.

PUHL, Mário José; KRUL, Alexandre José. A possibilidade democrática das políticas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645425 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645425.

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Apontamentos sobre educação e trabalho no Brasil contemporâneo: aspectos da contrarreforma educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650990 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650990.

SANTOS, Ivone Rodrigues dos; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Crítica às políticas de (con)formação docente em educação especial/inclusiva no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650918 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650918.

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; CAZAVECHIA, William Robson. Nós ainda amamos o capital?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650293 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650293.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.