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Consciência e luta de classes
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Palavras-chave

Educação e tecnologia
Teoria histórico-cultural
Consciência

Como Citar

SOUSA, Daniela Rodrigues de; PEIXOTO, Joana. Consciência e luta de classes: a tecnologia na mediação do trabalho docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022051, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8666975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666975. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é relacionar o desenvolvimento da consciência à apropriação de tecnologia na mediação do trabalho docente. Considera a tecnologia como unidade entre instrumento e signo. Toma a consciência, função psicológica superior, de acordo com os estudos da teoria histórico-cultural e analisa o processo dialético de sua integração/desintegração, a partir de Vygotsky (1931, 1991a, 1991b, 1991c, 1991d, 1991e, 1991g, 1995, 2009), Vygotski; Luria (2007) e Leontiev [1978?]). O artigo é resultado de pesquisa bibliográfica, parte de pesquisa de Doutorado. Considera que a tecnologia na mediação do trabalho docente, tal como se encontra na atual sociedade capitalista neoliberal, não é inovadora por si só. Sua aparência pode ser moderna e revolucionária, mas sua essência mantém a lógica da alienação metabólica à sociedade capitalista. Conclui que o professor, segundo o desenvolvimento de sua consciência, tem maiores chances de resistir ao processo de alienação quanto maior for o seu vínculo com a luta de classes.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666975
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