Banner Portal

Revista HISTEDBR On-line

Edição Atual

v. 24 (2024)
Publicado em abril 9, 2024

Escopo: Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
Qualis:  A3
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 2000
ISSN: 1676-2584
Título abreviado: Rev. HISTEDBR On-line
E-mail: histedbr@unicamp.br
UnidadeFE
Editor: José Claudinei Lombardi
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Artigos

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Ana Paula Aires Rodrigues, Crislaine Aparecida Pita, Suzane Meneses Caetano
e024003
Programa Future-se: ou como fazer a educação superior pública andar para trás
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8661345
Talita Bordignon, José Claudinei Lombardi
e024004
O ensino da história das ideias pedagógicas no Brasil na disciplina História da Educação: a importância da pedagogia histórico-crítica na formação de professores
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674132
Antônio Carlos Maciel, Mara Regina Martins Jacomeli, Cintia Adélia da Silva
e024005
Educação integral: ruídos analógicos em tempos digitais
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674199
Gabriel José Inácio Khalil, Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Elizandra Garcia da Silva, Marcelo Paula de Melo
e024006
“Educação Física cuida do corpo e ‘mente’” de João Paulo Subirá Medina no movimento renovador e a difícil tarefa de semear no deserto
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664467
José Bittencourt da Silva, Michelle Costa Tapajós, Karen Tavares Clarindo
e024007
O subsistema de educação para o desenvolvimento sustentável em Belém do Pará: processos e aspectos conjunturais (1993-1996)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670111
Vladmir Luis da Silva
e024008
Breves notas sobre uma pedagogia marxista
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663984
Júlio César Apolinário Maia
e024009
Fundamentos da educação em debate: o problema da relação entre “discurso pós-moderno” e neoliberalismo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674263
Rosiene Silva de Araújo, Nelson Vieira da Silva Meirelles
e024010
Ensino médio integrado e gestão democrática: o conselho escolar como laboratório de cidadania
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666651
Mônica de Almeida Duarte
e024011
Uma vida por trás da teoria Histórico-Cultural: Lev Semionovitch Vigotski
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673785
Vanderlei Amboni
e024012
Concepção de homem, trabalho, cultura e educação em Álvaro Vieira Pinto
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674005
Pedro Henrique Prado da Silva, Nádia Bueno Rezende
e024013
História da educação de Minas Gerais: os estudos sobre a escolarização no sertão mineiro nas revistas especializadas (1880-1945)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673753
Felismina João Baptista Vantitia, Isabel Castilho Palhano, Hemili Taynara Maruim, Rosiane Machado da Silva, Regiane Hartmann Garcia
e024014
Convergências da mulher brasileira e da moçambicana no trabalho (1990- 1999)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673557
Rubens de Sousa Bravalheri, Marynelma Camargo Garanhani
e024015
Influências de estudos da Itália na criação dos campos de experiência(s) da educação infantil no Brasil: uma análise conceitual
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674271

Resenha

João Paulo dos Passos-Santos, Carlos Herold Júnior
e024001
História do autismo na Viena Nazista de Hans Asperger: da educação curativa à eutanásia infantil
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668131
Eliane da Silva Lima, Jôsy de Souza Paixão Oliveira
e024002
Herbart: instrução educativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666936
Ver Todas as Edições